LeBron diz que donos de franquias da NFL têm mentalidade escravocrata

Jogador do Los Angeles Lakers afirmou que NBA dá mais apoio aos atletas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​​

Principal astro do basquete mundial, o ala LeBron James, do Los Angeles Lakers, afirmou que os donos de franquias da NFL, a principal liga de futebol americano do mundo, têm uma "mentalidade escravocrata" quanto ao relacionamento com seus jogadores.

"Na NFL, eles têm um monte de velhos brancos como donos de equipe e com uma mentalidade escravocrata. É como se eles dissessem: 'este é o meu time e você vai fazer o diabo do que eu disser ou nos livramos de você'", afirmou o jogador ao programa The Shop, do canal HBO.

 

"Eu sou muito agradecido pelo comissário que temos na nossa liga [NBA]. Ele não se importa ter um sentimento real e se expressar sobre isso. Não importa se o Adam Silver concorda ou não conosco, mas ele sempre para e nos ouve. E ele está absolutamente OK em relação a isso se estivermos fazendo de uma forma educativa e não-violenta", acrescentou o camisa 23 dos Lakers.

As críticas do grande nome do basquete mundial à NFL remetem à briga da liga de futebol americano com o quarterback Colin Kaepernick, que em 2016, quando jogava pelo San Francisco 49ers, liderou uma série de protestos contra injustiças raciais ao se ajoelhar durante a execução do hino dos Estados Unidos antes das partidas.

Depois dos protestos, o quarterback não foi contratado por nenhum outro time e abriu um processo contra a NFL acusando os donos de franquias de mantê-lo fora da liga por seu ativismo.

A polêmica foi reaberta no início da atual temporada de futebol americano, quando a Nike lançou campanha publicitária com Kaepernick como um dos protagonistas, resultando em críticas de alguns torcedores –incluindo o presidente Donald Trump–, que defenderam boicote à marca

Na entrevista, LeBron James, que tem contrato com a Nike, ainda procurou valorizar o papel dos jogadores dentro das ligas.

"No fim do dia, os jogadores são o que movimentam este navio. Nós é que fazemos este navio ir. Todo domingo, sem [os jogadores de futebol americano] Todd Gurley e Odell Beckham Jr ; sem esses jogadores, esses caras, não é só no futebol. É na NBA também", disse LeBron.

"A diferença entre a NBA e a NFL é que a NBA se importa com o que o jogador acredita, com o potencial disso. Na NFL, é o que você faz para mim domingo, na segunda ou na quinta. Se você não faz, seguimos em frente", completou o principal nome do basquete mundial.

Com informações do UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.