Nos pênaltis, Athletico-PR conquista a Copa Sul-Americana

Um dia após mudar grafia do seu nome, clube ganha 1º título internacional

O Athletico-PR conquistou na noite desta quarta-feira (12) seu primeiro título internacional. O clube fundado em 1924 venceu o Junior Barranquilla, da Colômbia, por 4 a 3 nos pênaltis após empate em 1 a 1 na prorrogação e ficou com a taça da Copa Sul-Americana. No jogo de ida, a partida havia terminado empatada pelo mesmo placar.

Por pouco a equipe rubro-negra não deixou o título escapar. Yony foi derrubado por Santos dentro da área, já no segundo tempo da prorrogação, e o juiz marcou pênalti para o Junior. Barrera, porém, chutou por cima do gol e deu nova esperança ao torcedor do Athletico, que sofria nas arquibancadas da Arena da Baixada. 

 
Jogadores do Athletico-PR comemoram conquista com a taça da Copa Sul-Americana
Jogadores do Athletico-PR comemoram conquista com a taça da Copa Sul-Americana - Nelson Almeida/AFP

Com o Athletico-PR melhor no início da partida, Pablo abriu o placar ainda na etapa inicial após bela assistência de Raphael Veiga. Na etapa final, Téo Gutiérrez, de cabeça, deixou tudo igual. Depois disso, só deu Junior Barranquilla, mas faltou aos colombianos colocar outra bola na rede. Com isso, a decisão foi para a prorrogação, e o Junior teve, de pênalti, a chance de encaminhar a taça. Barrera desperdiçou, e a decisão acabou indo para as penalidades.

Nas cobranças, o Athletico-PR levou a melhor. Jonathan, Raphael Veiga, Bergson e Thiago Heleno converteram (Renan Lodi errou), enquanto Fuentes e Téo Gutiérrez desperdiçaram.

Este foi o quarto título do Brasil na competição. Antes, Internacional (2008), São Paulo (2012) e Chapecoense (2016) já haviam levantado o troféu. Os argentinos são os maiores vencedores do torneio, disputado desde 2002, com oito títulos.

Com informações do UOL

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.