Descrição de chapéu Liga dos Campeões 2019

Oitavas podem ter reencontro entre últimos finalistas da Champions League

Última vaga indefinida do mata-mata ficou com Lyon, da França

São Paulo

Nesta quarta-feira (12), foram definidos os últimos dos 16 classificados para as oitavas de final da Champions League e suas posições.

Mesmo com a derrota em casa por 3 a 0 para o CSKA Moscou (RUS), o Real Madrid (ESP) avançou como líder do Grupo G, seguido da Roma (ITA). A equipe espanhola, que teve Vinícius Júnior como titular, foi ajudada pela derrota por 2 a 1 da equipe italiana para o Viktoria Plzen, na República Tcheca.

Com isso, a equipe madrilena poderá reencontrar o Liverpool, contra quem disputou a final da temporada 2017/2018, já nas oitavas de final. A equipe inglesa ficou atrás do Paris Saint-Germain (FRA) no Grupo C.

Vinícius Jr durante derrota para o CSKA Moscou, pela Champions League.
Vinícius Jr durante derrota para o CSKA Moscou, pela Champions League. - Juan Medina/REUTERS

Em 2018, o Real sagrou-se campeão com uma vitória por 3 a 1, em uma partida marcada pelas falhas do goleiro Karius, do time inglês, que também perdeu sua principal estrela, Salah, lesionado no primeiro tempo após choque com Sergio Ramos.

Além do Liverpool, estão entre os segundos colocados de seus grupos equipes já campeãs da Champions, como Manchester United (ING) e Ajax (HOL), além de potências internacionais como Atlético de Madri (ESP) e Tottenham (ING).

É possível, portanto, uma reedição da final de 2011, última disputada pelo Manchester United. Na ocasião, nova derrota britânica e para outro time espanhol, o Barcelona, também por 3 a 1.

A única vaga que restava ser definida, no Grupo F, ficou com o Lyon (FRA), que empatou com o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia, por 1 a 1. Avançou como líder o Manchester City (ING).

Também nesta quarta, o Ajax (HOL) empatou com o Bayern de Munique (ALE) por 3 a 3, resultado que deixou os alemães em primeiro do Grupo E, seguidos dos holandeses.

Pelo grupo G, tanto Real Madrid (ESP) quanto Roma (ITA) perderam e mantiveram-se como líder e vide líder, respectivamente. O mesmo aconteceu paralelamente com Juventus (ITA) e Manchester United ING), no Grupo H.

Os líderes juntam-se a Borussia Dortmund (ALE), Barcelona (ESP), PSG (FRA) e Porto (POR).
Já estavam confirmados em segundo: Atlético de Madri (ESP), Tottenham (ING), Liverpool (ING) e Ajax (HOL).

O sorteio para as oitavas de final da Champions League acontece na próxima segunda-feira (17), na sede da Uefa em Nyon, na Suíça. A partir dessa fase, a competição terá o uso do árbitro assistente de vídeo (VAR).

Os times serão sorteados sob quatro regras: times do mesmo país não podem se enfrentar, assim como duas equipes que estavam no mesmo grupo; os primeiros colocados encaram os segundos e aqueles que foram líderes fazem o jogo de volta em casa.

Em tese, tais condições servem para beneficiar quem teve melhor desempenho na fase de grupos, que enfrenta times teoricamente mais fracos nas oitavas de final.

As partidas da próxima fase da principal competição de clubes do mundo acontecem em 2019, entre os dias 12 de fevereiro e 20 de março.

Quem avançar às quartas joga de 9 a 17 de abril, enquanto as semifinais estão marcadas para começar no dia 30 do mesmo mês e terminar no dia 8 de maio.

A final será disputada no Wanda Metropolitano, em Madri, no primeiro dia de junho.

Jogos da sexta rodada da fase de grupos

Terça-feira (11)

Schalke 04 1 x 0 Lokomotiv
Galatassaray 2 x 3 Porto
Monaco 0 x 2 Borussia Dormund
Club Brugge 0 x 0 Atlético de Madri
Barcelona 1 x  1Tottenham
Inter 1 x 1 PSV
Estrela Vermelha 1 x 4 Paris Saint-Germain
Liverpool 1 x 0 Napoli

Quarta-feira (12)

Real Madrid 0 x 3 CSKA
Viktoria Plzen 2 x 1 Roma
Benfica 1 x 0 AEK
Ajax 3 x 3 Bayern de Munique
Manchester City 2 x 1 Hoffenheim
Shakhtar Donetsk 1 x 1 Lyon
Young Boys 2 x 1 Juventus
Valencia 2 x 1 Manchester United

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.