Etíope ganha a São Silvestre, passa mal após a prova e vai para o hospital

Belay Bezabh, 23, sentiu dores no peito depois de desbancar bicampeão Dawitt Admasu

Bruno Rodrigues
São Paulo

O etíope Belay Bezabh, 23, desbancou o bicampeão Dawitt Admasu e ficou com o título da categoria masculina da 94ª São Silvestre, na manhã desta segunda-feira (31). Foi a primeira vitória dele na tradicional corrida de rua de São Paulo. Quem também obteve uma conquista inédita foi a queniana Sandrafelis Chebet Tuei, 20.

Após a prova, disputada sob 28ºC em São Paulo, Bezabh passou mal, com dores no peito. Ele participou da premiação, mas antes de dar entrevista precisou de atendimento.

O etíope fez um eletrocardiograma em uma tenda médica e foi encaminhado para ser avaliado na Santa Casa. Segundo a assessoria de imprensa da São Silvestre, o atleta passa bem. Ele recebeu alta do hospital ainda na tarde de segunda.

Bezabh garantiu à Etiópia o quinto triunfo do país nesta década, considerando que Admasu, naturalizado bareinita, nasceu no país e venceu as provas de 2014 e 2017 ainda como seu representante.

No ano passado, Bezabh ficou com a segunda colocação após perder a disputa com Admasu. Neste ano, a vitória veio com uma ultrapassagem nos últimos metros de prova. Ele completou com 45 minutos e três segundos.

O melhor brasileiro foi Giovani dos Santos, 37, que terminou na oitava posição com 46 minutos e 38 segundos. No ano passado, Ederson Pereira foi o mais bem colocado do país, em 12º.

Completaram o pódio da prova masculina o também etíope Amdework Tadese, além de Emmanuel Gisamoda, da Tanzânia, e Maxwell Rotich, de Uganda.

Na prova feminina, Tuei vinha atrás da compatriota Pauline Kamulu até a subida da Brigadeiro Luis Antônio, mas imprimiu ritmo forte na parte final do trajeto e garantiu o título com o tempo de 50 minutos e dois segundos.

Mestawut Fikir Truneh, da Etiópia, chegou em terceiro. Esther Kakuri, do Quênia, e a etíope Birthukan Alemu completaram o pódio.

Assim como na categoria masculina, as africanas vêm dominando a São Silvestre nas últimas edições.

Desde que o Brasil venceu pela última vez a prova, em 2006, com Lucélia Peres, as quenianas ganharam nove vezes, além de três vitórias de etíopes.

A melhor brasileira foi Jenifer Silva, 27. A atleta que compete pelo Esporte Clube Pinheiros terminou na oitava colocação, com o tempo de 54 minutos e cinco segundos. No ano passado, a brasileira mais bem colocada foi Joziane Cardoso, que acabou no décimo lugar.

Classificação da prova feminina

1 - Sandrafelis Tuei (Quênia) 50min02s
2 - Pauline Kamulu (Quênia) 50min19s
3 - Mestawut Fikir Truneh (Etiópia) 52min45s
4 - Esther Kakuri (Quênia) 52min47s
5 - Birthukan Alemu (Etiópia) 53min06s

Classificação da prova masculina

1 - Belay Bezabh (Etiópia) 45min03s
2 - Dawit Admasu (Bahrein) 45min06s
3 - Amdework Tadese (Etiópia) 45min13s
4 - Emmanuel Gisamoda (Tanzânia) 45min23s
5 - Maxwell Rotich (Uganda) 45min45s

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.