Temor faz Espanha dobrar policiamento para final da Libertadores

Com preparação incomum, confronto entre River e Boca em Madri terá 4.000 agentes de segurança

Policial espanhol patrulha o exterior do estádio Santiago Bernabéu, em Madri, às vésperas de final da Libertadores entre Boca Juniors e River Plate
Policial espanhol patrulha o exterior do estádio Santiago Bernabéu, em Madri, às vésperas de final da Libertadores entre Boca Juniors e River Plate - Susana Vera - 7.dez.2018/Reuters
Tiago Leme
Madri

​Após cruzar o Atlântico em razão dos problemas antes do jogo decisivo que seria disputado em Buenos Aires, a final da Libertadores de 2018 virou tema de segurança pública na Espanha.

Com uma preparação incomum para os padrões do país, o confronto entre River Plate e Boca Juniors em Madri, neste domingo (9) às 17h30 (de Brasília), terá até 4.000 agentes de segurança. É o dobro do número de policiais que costumam trabalhar no maior clássico espanhol, a partida entre Real Madrid e Barcelona.

Entre os procedimentos adotados para evitar confusões está a separação total das duas torcidas.
Foram criadas duas Fan Fests, uma para cada equipe, com uma distância de 1,5 km do estádio e em direções opostas, para que os torcedores de River e Boca não se encontrem antes do jogo.

Não haverá venda de bebidas alcoólicas no local, seguindo legislação do país para eventos esportivos. Haverá um isolamento entre as torcidas nos arredores do Santiago Bernabéu, local da partida, e na área interna do estádio.

As ruas de Madri ainda não estão totalmente contagiadas pela partida, mas algumas lojas próximas a Puerta del Sol, na região central da cidade, e também ao lado do estádio, já vendem cachecóis (10 euros) e camisetas (19,99 euros) alusivas a River e Boca. Entre os espanhóis que gostam de esporte, há o sentimento de felicidade e orgulho por receber em casa pela primeira vez na história a final da Libertadores.

“É uma pena toda a violência que aconteceu em Buenos Aires, mas estamos felizes pela oportunidade única de ter uma decisão da Libertadores deste tamanho na Espanha. Claro que não igual a uma final de Champions, mas é importantíssimo. Ainda não consegui ingresso para o jogo de domingo, já está tudo esgotado e os cambistas estão cobrando caro, mas estou tentando”, contou Álvaro Barrios, empresário e morador de Madri.

Neste sábado, cerca de 500 torcedores do Boca fizeram o chamado “bandeiraço” e foram dar apoio em frente ao hotel onde a equipe está hospedada. Depois que os jogadores voltaram do treinamento, eles retribuíram com acenos ao descerem do ônibus. Já a torcida do River se reuniu para fazer festa da região da Puerta del Sol.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.