Descrição de chapéu tênis

Após anunciar aposentadoria, Murray perde estreia de 4 horas na Austrália

Brasileira Bia Haddad Maia supera adversária em 3 sets e avança no primeiro dia do Grand Slam

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Murray é aplaudido pela torcida após derrota no Aberto da Austrália
Mesmo após a derrota, Murray foi aplaudido pela torcida de Melboune, na Austrália - Lucy Nicholson/REUTERS
São Paulo

Tricampeão de Grand Slam, bicampeão olímpico e ex-melhor do mundo, Andy Murray, 31, já havia dito não ter mais condições de jogar em seu melhor nível por causa de uma lesão no quadril.

Nesta segunda, ele foi ao limite em sua estreia no Aberto da Austrália, lutou enquanto pôde e ensaiou uma virada, mas foi derrotado pelo espanhol Roberto Bautsista Agut em uma batalha de mais de quatro horas.

O britânico perdeu os dois primeiros sets da partida por parciais de 6/4 e 6/4, mas se recuperou vencendo dois tiebreaks seguidos. No quinto set, apesar de chegar a salvar um match point, sucumbiu por 6/2 após 4h09 de jogo.

Antes do torneio começar, Murray emocionou o mundo do tênis ao revelar, em entrevista coletiva, que seus problemas físicos o forçariam a se aposentar das quadras de maneira precoce –ele tentará que sua despedida aconteça em Wimbledon, mais tradicional torneio de tênis e que ele já conquistou duas vezes.

Nos próximos dias, o britânico deve decidir se fará uma nova cirurgia no quadril ou se vai passar os próximos meses em repouso para Wimbledon, que acontece em julho.

Após o anúncio, Murray ganhou o apoio de adversários das quadras como Novak Djokovic e Roger Federer.

Este último também entrou em quadra nesta segunda e passou por sua estreia de maneira tranquila: 6/3, 6/4 e 6/4 em menos de 2 horas de duelo contra Denis Istomin, do Uzbequistão. O suíço encara na próxima rodada Daniel Evans.

Mais cedo, também na principal quadra do complexo de Melbourne, a Rod Laver Arena, o número 2 do mundo, Rafael Nadal, venceu James Duckworth por 6/4, 6/3 e 7/5. O próximo desafio de Nadal será contra Matthew Ebden.

Na chave feminina, a brasileira Bia Haddad Maia conquistou uma importante vitória. Após avançar na fase qualificatória que antecede o torneio principal, ela superou a americana Bernarda Pera, 69º colocada do ranking, por 6/3, 5/7 e 6/4.

 

Bia, 22, melhor brasileira do tênis mundial, ocupa hoje a 176ª posição. Na próxima rodada, terá a difícil missão de enfrentar a vice-líder da WTA (Associação das Tenistas Profissionais), Angelique Kerber, que venceu sua primeira partida sem dificuldades (duplo 6/2).

Caroline Wozniacki e Maria Sharapova também avançaram, ambas em sets diretos, e enfrentam na segunda rodada, respectivamente, Rebecca Peterson e Johanna Larsson. Elas estão em rota de colisão para a terceira rodada.

Nesta terça, entram em quadra os atletas que ainda não estrearam. O número um do mundo, Djokovic, enfrenta Mitchel Krueger, enquanto o quarto colocado do ranking, Alexander Zverev, terá pela frente Aljaz Bedene. Ambas as partidas serão na quadra central.

No feminino, a vencedora de 23 títulos de Grand Slam Serena Williams estreia contra Tatjana Maria, enquanto a atual melhor do mundo, Simona Halep, mede forças contra Kaia Kanepi.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.