Descrição de chapéu Futebol Internacional

Ex-companheiros, Henry e Vieira empatam em primeiro duelo como técnicos

Comandados pelos ídolos do Arsenal, Monaco e Nice empataram em 1 a 1 pelo Campeonato Francês

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Thierry Henry (à frente), técnico do Monaco, e Patrick Vieira (atrás), comandante do Nice
Thierry Henry (à frente), técnico do Monaco, e Patrick Vieira (atrás), comandante do Nice - Valery Hache/AFP
São Paulo

Companheiros no título inglês invicto do Arsenal na temporada 2003/2004, os franceses Thierry Henry e Patrick Vieira se enfrentaram nesta quarta-feira (16) pela primeira vez na função de técnicos.

Em jogo marcado por intervenções importantes do árbitro de vídeo, o Monaco de Henry empatou em 1 a 1 com o Nice de Vieira pelo Campeonato Francês. Com o resultado, os monegascos seguem sem vencer em casa na temporada e amargam a penúltima colocação na tabela.

A equipe visitante abriu o placar aos 30 min do primeiro tempo, com Allan Saint-Maxim, e levou a vantagem para o intervalo. Contudo, ainda no fim da etapa inicial, Ihsan Sacko recebeu cartão amarelo por entrada dura. O árbitro decidiu rever o lance no VAR e trocou pelo cartão vermelho, deixando os homens de Vieira com um a menos em todo a etapa final.

No segundo tempo, aos 5 min, Benoit Badiashile deixou tudo igual em Monaco.

O juiz voltou a consultar o árbitro de vídeo depois que Youcef Atal, do Nice, caiu na grande área. Na verdade, ele só confirmou a penalidade, que já havia sido marcada. Na cobrança, Saint-Maxim teve chance de fazer o segundo, mas o goleiro Benaglio, do Monaco, defendeu, decretando o empate no estádio Louis II.

No dia 14 de maio de 2004, após 37 rodadas invicto, o Arsenal chegava ao último jogo do Campeonato Inglês precisando não perder contra o já rebaixado Leicester, no velho estádio de Highbury, para garantir o histórico título sem derrotas na Inglaterra.

Aos 26 minutos, Paul Dickov cabeceou para fazer 1 a 0 a favor dos visitantes. Foi aí que entrou em ação a dupla francesa Thierry Henry e Patrick Vieira, emblemas daquele Arsenal. Com um gol de cada um, o time virou a partida e confirmou a primeira taça invicta no país desde o Preston North End em 1888/1889.

Maior artilheiro da história do Arsenal, com 228 gols, Thierry Henry comanda o Monaco, que recebeu o Nice, do capitão dos invencíveis Patrick Vieira, no clássico conhecido como Derby de la Côte D'Azur.

Juntos, eles conquistaram duas vezes a Premier League e três vezes a Copa da Inglaterra, entre 1999 e 2005, período em que jogaram juntos no Arsenal. Com a seleção francesa, participaram do período mais glorioso da história da equipe, sagrando-se campeões do mundo em 1998 e da Eurocopa em 2000.

Vieira e Henry comemoram gol do Arsenal sobre o Manchester United pelo Campeonato Inglês em 2001
Vieira e Henry comemoram gol do Arsenal sobre o Manchester United pelo Campeonato Inglês em 2001 - Dan Chung/Reuters

O trabalho no Monaco marca a estreia de Henry, 41, como técnico no futebol profissional. O ex-atacante comandou o sub-18 do Arsenal e foi auxiliar da seleção da Bélgica na Copa do Mundo da Rússia, mas é no clube monegasco, onde está desde outubro de 2018, que enfrenta seu primeiro grande desafio na nova função.

Já o Nice de Vieira, 42, está na oitava colocação, a apenas cinco pontos da zona de classificação para a próxima edição da Champions League. Comandar equipes não é novidade para o ex-meio-campista, que trabalhou nas categorias de base do Manchester City e treinou o New York City antes de chegar ao Nice, em junho de 2018.

"Nós jogamos juntos, batalhamos juntos na seleção francesa e no Arsenal. Mas será Monaco contra Nice, essa é a coisa mais importante. Por 90 minutos não iremos gostar um do outro, porque supostamente não podemos gostar um do outro nesse tipo de jogo", brincou Henry antes da partida. "[Vieira] É um cara que realmente admiro."

"É estranho porque nós passamos muito tempo juntos. Sempre fomos próximos um do outro. Nunca passou pela minha cabeça que estaríamos os dois treinando aqui e se enfrentando tão cedo", disse Vieira.

Para tentar afastar o mau momento no campeonato, a diretoria do Monaco contratou reforços como o zagueiro brasileiro Naldo, 36, e o espanhol Cesc Fàbregas, 31, que estava no Chelsea e foi companheiro tanto de Henry como de Vieira quando estava dando os primeiros passos da carreira no Arsenal.

Entretanto, Fàbregas, assim como Naldo, não puderam ajudar Henry diante do Nice nesta quarta. Isso porque a partida entre as equipes estava marcada inicialmente para 7 de dezembro, mas foi adiada em razão dos protestos dos "coletes amarelos" na França, que começaram ainda em novembro de 2018 e seguem tomando as ruas de Paris.

Como o jogo valeu por uma rodada (a 17ª) prévia à janela de transferências de janeiro, os reforços recém-contratados foram impedidos de defender suas equipes. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.