Descrição de chapéu tênis

Saque bizarro chama atenção no tênis, mas regra diz que não deveria valer

Bernard Tomic venceu Nick Kyrgios com saque entre as pernas durante jogo de exibição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Bernard Tomic venceu o compatriota Nick Kyrgios com lance curioso durante jogo de exibição
Bernard Tomic venceu o compatriota Nick Kyrgios com lance curioso durante jogo de exibição - William West/AFP
São Paulo

Um saque bastante curioso chamou a atenção do mundo do tênis na última terça-feira (8), durante uma partida de exibição entre os tenistas australianos Bernard Tomic e Nick Kyrgios, em Melbourne.

Prestes a fechar o jogo, Tomic se preparava para o último ponto quando de repente soltou a bola e sacou por baixo das pernas. A bola teve força suficiente para ultrapassar a rede e quicar duas vezes na quadra de Kyrgios, encerrando o confronto em parciais de 6/3 e 6/4.

A partida serviu como preparação dos tenistas para o Australian Open.

Contudo, o ponto de Tomic só valeu pois se tratava de um jogo de exibição. Isso porque o saque foi feito após a bola quicar no chão, o que é proibido pela ITF (Federação Internacional de Tênis).

A irregularidade está prevista na regra 16 do livro de regras da entidade, cuja tradução pode ser consultada no site da Confederação Brasileira de Tênis.

"Imediatamente antes de começar o serviço, o sacador deve posicionar-se com ambos os pés atrás da linha de base (ou seja, quanto mais longe a partir da rede) e entre a linha imaginária da marca de centro e a linha lateral.

O sacador deve lançar a bola com a mão em qualquer direção e golpear a bola com a raquete antes que ele toque o solo. Considera-se que o serviço foi completado no momento em que a raquete do jogador golpear a bola ou mesmo passe por ela (não acertando a bola). O jogador está apto a usar a raquete para lançar a bola com a raquete se ele usa somente um braço", diz o texto.

O que o livro de regras não impede é que o saque seja feito por baixo, desde que a bola não toque o chão antes do contato com a raquete.

Dois saques por baixo entraram para a história do tênis. Um deles nas oitavas de final de Roland Garros de 1989 entre o americano Michael Chang e o tcheco Ivan Lendl, então número 1 do mundo. Chang fez o movimento curioso e terminou conquistando o título. Na oportunidade, os torcedores aplaudiram a ousadia do tenista.

Dez anos depois, em 1999, também na decisão do Grand Slam francês, a suíça Martina Hingis repetiu o feito diante da alemã Steffi Graf. Desta vez, o público reprovou a atitude de Hingis e continuou vaiando-a durante todo o set. Graf acabou ficando com o título.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.