Confederação e liga de basquete sinalizam trégua em relação conturbada

Em acordo, LNB concorda em usar torneio da CBB como acesso ao NBB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Após meses marcados pelo estremecimento nas relações entre CBB (Confederação Brasileira de Basketball) e LNB (Liga Nacional de Basquete), as principais entidades que comandam o esporte no país mudaram o tom e passaram a falar sobre uma parceria para lidar com os temas que causam divergências.

Uma reunião realizada no Rio de Janeiro no sábado (16), enquanto a cidade recebia o torneio intercontinental de clubes da Fiba (Federação Internacional de Basquete), serviu para aparar as arestas do relacionamento.

O encontro teve a presença de representantes da confederação, da liga e da entidade internacional. CBB e LNB confirmaram à Folha que divulgarão nos próximos dias um pronunciamento conjunto sobre o assunto.

“Como todos estão querendo remar para o mesmo lado, as coisas se esclarecem muito rapidamente e vamos em frente. Definitivamente, estamos juntos”, afirmou o secretário-geral da CBB, Carlos Fontenelle.

Já a liga se manifestou em nota enviada à reportagem: “Tivemos uma reunião muito importante com a CBB. Os pontos que não estavam de acordo entre as entidades eram poucos, e conseguimos um entendimento rápido sobre isso."

A tensão tornou-se pública em dezembro, quando a confederação divulgou uma série de regras que a liga deve respeitar para manter o direito de organizar o NBB (Novo Basquete Brasil), principal campeonato do país desde 2009 e que tem a chancela da CBB.

Os problemas, porém, já eram latentes pelo menos desde outubro, quando a confederação anunciou a criação do seu Campeonato Brasileiro de Clubes. A medida foi vista por integrantes da liga como uma provocação e possível tentativa de rivalizar com o NBB, já que em nenhum momento a CBB dizia se tratar de um torneio de segunda divisão.

Hoje a divisão que dá acesso ao NBB é a Liga Ouro, também organizada pela LNB. A confederação, porém, voltará a ser a responsável pelas divisões de acesso a partir da próxima temporada.

“Segundo levantamento que fizemos com o Ibope no fim de 2017, são mil equipes adultas jogando no Brasil. O NBB tem as 14 melhores, mas temos que criar mais material humano, até para eles conseguirem crescer”, diz Fontenelle.

No último dia 9, durante o Jogo das Estrelas do NBB, realizado em Franca (SP), o presidente da liga, Kouros Monadjemi, disse à Folha ter solicitado à confederação que “identificasse melhor” o seu campeonato.

Ginásio Paulo Sarasate lota para partida do Basquete Cearense pelo NBB
Ginásio Paulo Sarasate lota para partida do Basquete Cearense pelo NBB - Stephan Eilert - 16.abr.18/Basquete Cearense/Divulgação

“Ele mistura clubes de quarta divisão, terceira divisão, segunda divisão. A gente solicita, fica com a Liga Ouro como ela é, faz um outro campeonato para massificar o basquete, dali você leva para Liga Ouro, e de lá para o NBB”, afirmou.

Já Fontenelle defende a nomenclatura adotada pela confederação: “Em nenhum momento a CBB falou sobre campeonato de primeira divisão. É o campeonato brasileiro de basquete adulto. E tem o campeonato da liga de basquete, que é o melhor campeonato e está acima, tanto que o nosso é o que dará acesso a ele”.

Outro assunto que gerou divergência foi a maneira de lidar com a justiça desportiva. A CBB exige que a LNB use o tribunal da confederação nos seus campeonatos. A liga inicialmente tinha resistência e gostaria de manter uma corte própria, mas Monadjemi afirma que cedeu nesse ponto para “harmonizar o basquete”.

Embora o conteúdo da manifestação conjunta não tenha sido divulgado pelas entidades, a expectativa é de que o documento traga um posicionamento mais claro sobre essas questões.

Ainda segundo Fontenelle, as partes terão reuniões mensais a partir de agora. “A falta de diálogo constante acaba gerando ruídos que não fazem o menor sentido”, disse.

Entenda a conturbada relação entre CBB e LNB

Chancela
A confederação é a responsável por dar a chancela para que a liga, entidade comandada pelos clubes, organize o NBB, principal campeonato do país, que existe desde 2009

Segunda divisão
Hoje a segunda divisão do basquete nacional é a Liga Ouro, organizada pela LNB. A partir da próxima temporada, o acesso ao NBB será feito pelo Campeonato Brasileiro de Clubes, competição criada pela CBB. As entidades têm divergências sobre como a competição de acesso deve ser estruturada

Tribunal
A demora no julgamento de um processo pelo tribunal de justiça desportiva da CBB fez com que a liga defendesse o direito de ter uma corte própria. A CBB, porém, não abriu mão, e a liga acabou cedendo nesse ponto

Tensão
A relação entre as entidades ficou estremecida principalmente a partir de outubro do ano passado, quando a CBB lançou o seu Campeonato Brasileiro. Em dezembro, a confederação publicou uma lista de regras para que a LNB mantenha a chancela que permite a organização do NBB, causando desconforto na liga

Pacificação
As duas entidades dizem ter esclarecido pontos conflitantes durante uma reunião realizada no Rio de Janeiro no último sábado (16) e prometeram divulgar uma manifestação conjunta sobre o assunto nos próximos dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.