Descrição de chapéu Copa Libertadores

Eliminado da Libertadores, São Paulo acumula uma queda por ano em casa desde 2013

Time não reverte placar no Morumbi após derrota na Argentina e cai na segunda fase do torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Hernanes tenta se livrar da marcação durante jogo do São Paulo contra o Talleres - REUTERS
São Paulo

Sob vaias e xingamentos aos jogadores, ao técnico André Jardine e ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, o São Paulo deu adeus à Libertadores.

Nesta quarta (13), a equipe empatou com o Talleres por 0 a 0, no Morumbi, pela segunda fase da principal competição sul-americana. O placar foi insuficiente porque, no jogo de ida, realizado há uma semana, os argentinos haviam vencido por 2 a 0, em Córdoba.

A desclassificação deixa o treinador André Jardine em situação delicada. Efetivado no cargo em novembro de 2018, após a demissão de Diego Aguirre, ele corre o risco de ser demitido. 

Cuca, que deixou o Santos no final do ano passado, é o nome mais cotado para assumir o comando do clube caso a demissão se confirme.

A pressão pela demissão de Jardine ganhou força com a derrota para o Talleres no jogo de ida. Ele foi uma aposta de Raí, diretor de futebol do clube. Desde que foi confirmado no cargo, Jardine tem um desempenho de 38,5%. São seis derrotas, quatro vitórias e três empates.

André Jardine durante jogo do São Paulo contra o Talleres no Morumbi - REUTERS

Além da campanha ruim, Jardine não conseguiu dar um padrão tático para a equipe neste início de temporada. O São Paulo investiu cerca de R$ 44 milhões em reforços 
—mais da metade na contratação do atacante Pablo, que custou 26,6 milhões.

A eliminação foi a sétima do São Paulo em seu estádio, palco da conquista da Libertadores de 1992 e 2005, desde 2013. Em dezembro de 2012, o time levantou seu último troféu no local, na Sul-Americana.
As outras seis quedas em casa foram para Corinthians (2013) e Penapolense (2014), pelo Campeonato Paulista, Bragantino (2014) e Athletico-PR (2018), pela Copa do Brasil, e diante do Atlético Nacional (2014) e do Defensa y Justicia (2017), pela Sul-Americana. 

Com a queda precoce, o time tem sua pior participação na história do torneio. O clube havia sido eliminado na fase de grupos em 1978, 1982 e 1987. Nessa fase preliminar, que começou a ser disputada em 2005, o time paulista jamais havia sido eliminado —disputou em 2013 e 2016.

O clube do Morumbi é o terceiro brasileiro eliminado na fase preliminar do torneio.
O Corinthians, contra o Tolima (COL) em 2011, e a Chapecoense, no ano passado, diante do Nacional (URU), foram os outros.

Nesta quarta-feira, a equipe demonstrou apatia, desentrosamento e nervosismo. Jardine escalou a equipe com Willian Farias no lugar de Jucilei. As outras alterações em relação ao último jogo foram as entradas de Helinho e Diego Souza nas vagas de Nenê e Hudson, que cumpria suspensão. 

Assim, o time teve apenas um volante de marcação, e Hernanes atuou mais recuado. O time, porém, teve dificuldades na criação das jogadas e criou apenas uma oportunidade na etapa inicial. O lance foi em um cruzamento de Helinho para Diego Souza que, livre, cabeceou para fora. 

O Talleres conseguiu controlar o jogo e até se arriscou ao ataque, mas também não exigiu do goleiro Tiago Volpi.

Everton é expulso após atingir o adversário durante o jogo do São Paulo contra o Talleres - REUTERS

No segundo tempo, o São Paulo voltou um pouco melhor. Jardine ainda colocou Nenê e Araruna nas vagas de Helinho e Bruno Peres, respectivamente. A situação, porém, não mudou, e o time tricolor não mostrou nada que empolgasse a torcida. O atacante Everton ainda foi expulso. 

Tanto é que, antes da metade da etapa complementar, os torcedores começaram a vaiar a equipe e gritar “time sem vergonha”. A torcida ainda gritou o nome de Muricy Ramalho, técnico tricampeão brasileiro com o time e hoje comentarista na televisão.

AS ELIMINAÇÕES DO SÃO PAULO NO MORUMBI DESDE 2013

5/5/13 - São Paulo (3) 0 x 0 (4) Corinthians - semifinal do Paulista - Após empate em jogo único, a vaga na final foi decidida nos pênaltis. Ganso e Luis Fabiano falharam. Rogério Ceni chegou a defender a cobrança final do rival, mas adiantando-se muito. Pato bateu de novo, marcou e eliminou o time de Ney Franco.

23/3/14 - São Paulo (4) 0 x 0 (5) Penapolense - quartas de final do Paulista - Mais uma vez, já sob comando de Muricy Ramalho, a equipe ficou no caminho após 90 minutos sem gols. No desempate, Rodrigo Caio teve sua batida defendida por Samuel. O time do interior acertou todos os seus tiros, um deles executado por Petros.

13/8/14 - São Paulo 1 x 3 Bragantino - terceira fase da Copa do Brasil - Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1, a equipe de Muricy Ramalho saiu na frente em cabeceio de Paulo Miranda. A defesa, porém, falhou demais, Rogério Ceni teve jornada infeliz e o adversário conseguiu marcar três vezes.

26/11/14 - São Paulo (1) 1 x 0 (4) Atlético Nacional (COL) - semifinal da Sul-Americana - Ganso fez o gol que devolveu a derrota por 1 a 0 sofrida na Colômbia. Mas, de novo, os comandados de Muricy falharam nos pênaltis. Alan Kardec e Rafael Toloi erraram e viram o time dirigido por Juan Carlos Osorio avançar.

11/5/17 - São Paulo 1 x 1 Defensa y Justicia - primeira rodada Sul-Americana - Após empate sem gols na Argentina, a equipe comandada por Rogério Ceni logo saiu na frente, com Thiago Mendes. Castellani, porém, empatou em seguida. O placar foi mantido até o final e favoreceu os argentinos pelo critério do gol fora.

19/4/18 - São Paulo 2 x 2 Athletico - quarta rodada Copa do Brasil Derrotado por 2 a 1 em Curitiba, o time de Diego Aguirre chegou a abrir 2 a 0, gols de Valdívia e Nenê. Guilherme, de pênalti, e Matheus Rossetto, após jogada bem construída pelo hoje tricolor Pablo, deram a classificação aos visitantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.