Descrição de chapéu Seleção Brasileira

Goleiro Jefferson afirma não ter sido chamado para seleção por racismo

Em declaração à ESPN Brasil, ele afirma que caso aconteceu no sub-20, em 2003

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jefferson chega a hotel da seleção brasileira principal durante a Copa do Mundo de 2014
Jefferson chega a hotel da seleção brasileira principal durante a Copa do Mundo de 2014 - Adriano Vizoni-5.jun.14/Folhapress
São Paulo

O goleiro Jefferson, que se aposentou no ano passado, afirmou à ESPN Brasil não ter sido convocado para a seleção brasileira sub-20 em 2003 por ser negro.

Ao participar do programa "Resenha", que tem participação de ex-jogadores, ele disse ter sido informado disso por uma pessoa da CBF, que não teve o nome revelado pelo goleiro. 

"Eu tinha a oportunidade de disputar o Sul-Americano e o Pan-Americano pela sub-20, na época peguei o Valinhos como treinador, me ajudou muito. No Mundial peguei o [Marcos] Paquetá, que também é um cara que sempre gostou do meu futebol. Na convocação para a sub-20, estava praticamente decretada quem seriam os goleiros: na época estávamos eu, Fernando Henrique e Fabiano.  Quando saiu a convocação para a sub-20, que na época ia ser em janeiro,, eu estava certo que meu nome estava lá, e para minha surpresa, quando vi no jornal a convocação, meu nome não estava lá. Fiquei muito chateado, falei: ‘poxa, o que aconteceu? Um mês me falou que atrás estava tudo certo. Mas continuei meu trabalho", disse o goleiro.

Jogadores brasileiros comemoram a conquista do título mundial sub-20 em 2003, após vitória sobre a Espanha na final
Jogadores brasileiros comemoram a conquista do título mundial sub-20 em 2003, após vitória sobre a Espanha na final - Rabih Moghrabi-19.dez.03/AFP

Os convocados foram se preparar para o Mundial nos Emirados Árabes, mas o torneio foi adiado para dezembro por causa da instabilidade política no Iraque..

Foi feita nova convocação e Jefferson foi chamado. 

“Eu estava no banco do Max no Botafogo, na Série B, e faltando um mês para a convocação nem estava esperando,  recebi uma ligação: ‘E aí, está preparado para voltar à seleção?' Disse: claro. 'A gente ia te convocar lá atrás, só que a gente foi barrado, porque não poderia convocar goleiro negro. Tinha uma pessoa lá dentro [da CBF] que falou que não poderia convocar. Essa pessoa saiu e agora podemos fazer o que quisermos fazer'", completou o goleiro, que não disse quem lhe telefonou ou quem era o funcionário ou dirigente da CBF.

Jefferson foi titular da seleção que ficou com o título daquele mundial. Também em 2003, já havia jogado o Sul-Americano e o Panamericano sub-20.

Pela seleção principal, ele participou da Copa América de 2011 e da Copa do Mundo de 2014.

"Eu também fiquei surpreso quando soube [das declarações]. Eu nunca presenciei nada com relação a isso. Em minha história na seleção nunca vi nenhum dirigente fazer esse tipo de proibição. O Jefferson deve ter tido alguma razão para dizer o que disse, mas eu nunca vi isso acontecer em nenhuma seleção brasileira. Nunca, nunca, nunca", disse Carlos Alberto Parreira, que em 2003 era o coordenador de seleções. 

A Folha apurou que a declaração pegou de surpresa dirigentes da CBF. A entidade foi procurada pela reportagem, mas não quer se pronunciar sobre o tema.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.