Jogador que se machucou após tênis da Nike rasgar ganhou 45kg em dois anos

Promessa do basquete dos EUA, Zion Williamson ganhou esse peso ainda no ensino médio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Zion Williamson, de Duke, em partida contra os Louisville Cardinals pelo basquete universitário dos EUA
Zion Williamson, de Duke, em partida contra os Louisville Cardinals pelo basquete universitário dos EUA - Andy Lyons/AFP
São Paulo | UOL

Cotado como a primeira escolha do draft da NBA deste ano, Zion Williamson ganhou os holofotes nesta semana após se lesionar depois que seu tênis da Nike rasgou durante a partida entre Duke e North Carolina, pelo basquete universitário. A notícia ganhou ainda mais repercussão por ser tratar de uma das maiores promessas do esporte nos últimos anos. E pensar que o agora "gigante" era muito menor pouco tempo atrás.

Aos 18 anos, ele tem 2,04m de altura e pesa 130kg. Porém, há dois anos, era "pequeno", como o próprio revelou em entrevista à revista GQ. Zion contou que ganhou 45kg nos dois primeiros anos do ensino médio, que nos EUA têm duração de quatro anos.

"Quando calouro, eu era pequeno. Eu tinha 1,90m e 80kg. Ao longo de cerca de dois anos, ganhei quase 45kg. Eu não olhava para mim mesmo e pensava: 'Uau, eu tenho 113 kg!' Eu não sabia que eu tinha 113 kg até pisar na balança, e então eu fiquei tipo 'Oh. Eu tenho 113? Não sinto 113. Não me sinto devagar'", disse.

"Com todo esse peso, veio mais atletismo e me vi capaz de fazer coisas novas. Quanto mais peso aparecia, isso não me incomodava. Isso me fez mais rápido, mais forte. Isso me ajudou a me tornar um jogador mais versátil", explicou.

 

Depois de ganhar visibilidade nacional na Spartanburg Day School, Zion foi para Duke e virou a grande estrela do time logo em seu primeiro ano. Agora, a expectativa é grande para saber se ele vai se declarar para o Draft de 2019, em junho. Se isso acontecer, já pinta como principal favorito a ser a primeira escolha.

Nos EUA, Zilon é apontado como o jogador universitário mais empolgante desde Michael Jordan, inclusive por Scottie Pippen, ex-companheiro de Jordan no Chicago Bulls. Vale lembrar que nomes como Kobe Bryant e LeBron James foram direto do ensino médio para a NBA.

Porém, em meio a toda empolgação, agora também existe a preocupação com a lesão sofrida após o tênis rasgar. Zion teve uma entorse do joelho direito de grau 1 e será acompanhado dia após dia antes de ser estipulado o prazo de retorno às quadras.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.