Morre Gordon Banks, goleiro célebre por defesa do século em lance com Pelé

Causa da morte não foi divulgada; inglês lutava contra um câncer renal desde dezembro de 2015

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Gordon Banks acena aos fãs em jogo da Copa da Liga Inglesa, em 2015
Gordon Banks acena aos fãs em jogo da Copa da Liga Inglesa, em 2015 - Oli Scarff/AFP
São Paulo | UOL

Morreu nesta terça-feira (12) aos 81 anos o inglês Gordon Banks, considerado um dos maiores goleiros da história. Campeão mundial em 1966, ele ficou famoso também pela defesa em cabeçada de Pelé na Copa de 1970.

No lance em questão, considerada a "defesa do século", Gordon Banks parou uma cabeçada de Pelé no jogo disputado no dia 7 de junho de 1970, válido pela primeira fase daquele Mundial. O Brasil venceu o jogo por 1 a 0, gol de Jairzinho. 

Leia também: Banks vendeu prêmio da Copa e sofreu com lesões

A causa da morte não foi divulgada. Desde dezembro de 2015 ele lutava contra um câncer renal.

Nascido no dia 30 de dezembro de 1937 em Sheffield, Banks iniciou a carreira no Chesterfield antes de ingressar no Leicester em 1959. No clube, se destacou ao longo de oito anos, virando o goleiro da seleção inglesa a partir de 1963.

Banks jogou em todas as partidas da campanha inglesa no título mundial de 1966, o único do país em Copas. Ele ainda disputou o Mundial de 1970 pelo país e atuou pelo Stoke City até 1973, quando se aposentou. Quatro anos mais tarde, ele voltou à ativa para jogar uma temporada no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos.

Protagonista de um dos lances mais famosos de Gordon Banks, Pelé lamentou a morte do goleiro inglês nesta terça-feira (12). O 'rei do futebol' relembrou a "defesa do século" do ex-jogador durante a Copa do Mundo de 1970 para deixar sua homenagem ao também amigo.

"Para muitas pessoas, a memória de Gordon Banks é definida pela defesa que ele fez contra mim em 1970. Entendo o porquê. A defesa foi uma das melhores que já vi - na vida real e em todos os milhares de jogos que assisti desde então. Quando você é um jogador de futebol, sabe imediatamente como acertou na bola. Eu acertei o cabeceio exatamente como eu esperava. Exatamente onde eu queria que fosse. E eu estava pronto para comemorar", escreveu Pelé.

"Mas então esse homem, Banks, apareceu à minha vista, como uma espécie de fantasma azul, é como eu o descrevi. Ele veio do nada e fez algo que eu achava que não era possível. Ele empurrou meu cabeceio para cima e para cima. E eu não pude acreditar no que vi. Mesmo agora, quando assisto, não consigo acreditar. Eu não posso acreditar como ele pulou tão longe, tão rápido", acrescentou o "Rei".

No lance que o tornou célebre mundialmente, conhecido como "a defesa do século", Gordon Banks parou uma cabeçada de Pelé no jogo disputado no dia 7 de junho de 1970, válido pela primeira fase daquele Mundial. O Brasil venceu o jogo por 1 a 0, gol de Jairizinho.
Pelé também escreveu sobre o carinho que tem por Gordon Banks. O ex-jogador destacou que a defesa foi só o início de uma história de amizade entre os dois. 

"Eu marquei tantos gols na minha vida, mas muitas pessoas, quando me conhecem, sempre me perguntam sobre isso. Embora fosse realmente fenomenal, minha memória de Gordon não é definida por isso - é definida por sua amizade. Ele era um homem gentil e caloroso que dava tanto para as pessoas. Então, eu estou feliz que ele tenha defendido meu cabeceio - porque esse ato foi o começo de uma amizade entre nós que eu sempre apreciarei", declarou Pelé.

Por fim, Pelé lamenta a morte do amigo e se solidariza com os parentes do ex-goleiro. "Eu sinto uma grande tristeza em meu coração hoje e envio condolências à família de quem ele tanto se orgulhava. Descanse em paz, meu amigo. Sim, você era um goleiro com magia. Mas você também foi muito mais. Você era um ótimo ser humano", finalizou.

Banks perdeu parte da visão do olho direito em 1972 em um acidente de trânsito.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.