Descrição de chapéu Futebol Internacional

Técnico do Barcelona diz que brasileira Andressa Alves sofreu insulto racista

Jogadora afirma que não pode comentar o tema; atleta adversária nega o insulto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Andressa Alves em ação pelo Barcelona durante jogo da Champions League feminina de 2017
Andressa Alves em ação pelo Barcelona durante jogo da Champions League feminina de 2017 - Emil Langvad
São Paulo

O técnico da equipe feminina do Barcelona, Lluís Cortés, afirmou após a vitória por 4 a 0 sobre o Rayo Vallecano, neste domingo (10), que a atacante brasileira Andressa Alves foi vítima de insulto racista por parte de uma atleta adversária.

O insulto teria sido dito pela jogadora Sheila García, do Rayo, após uma forte discussão entre ambas em que Andressa reclamou de uma falta da rival. A brasileira foi expulsa depois da confusão.

 "Andressa é uma jogadora estrangeira que recebe um insulto racista durante a partida e isso é um tema muito grave que temos de erradicar entre todos", afirmou Cortés, treinador da brasileira no Barça.

Em contato com a reportagem da Folha, Andressa Alves disse que foi aconselhada a não falar sobre o tema. "No momento não vou falar mais nada. O Barça está cuidando do assunto", disse a atleta, que também defende a seleção brasileira.

Sheila García, acusada do ato, negou que tenha proferido qualquer manifestação de cunho racista direcionada a Andressa.

"Em nenhum momento saiu da minha boca insulto algum, ainda menos racista. Fiz uma falta para cortar o contra-ataque do Barça e, em seguida, ela começou a me dizer que eu estava louca e minha resposta foi dizer que se calasse e se dedicasse a jogar", contou a jogadora do Rayo Vallecano.

O clube do bairro de Vallecas, localizado em Madri, também se pronunciou a respeito do caso em suas redes sociais.

"Nossa jogadora Sheila García desmente rotundamente ter se dirigido a Andressa Alves com insultos racistas. Em Vallecas não há lugar para o racismo, sempre foi combatido. Desejamos ao Barcelona no que resta da competição e damos os parabéns pela vitória", diz comunicado do Rayo publicado no Twitter.

Natural de São Paulo, Andressa Alves tem 26 anos e joga pelo Barcelona desde 2016, tornando-se a primeira brasileira a ser contratada pelo clube catalão.

Com a seleção, a atacante conquistou os títulos dos Jogos Pan-Americanos de 2015 e da Copa América de 2018, além de ter participado do elenco que disputou a Olimpíada do Rio em 2016.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.