Descrição de chapéu Futebol Internacional

Técnico do Barcelona diz que brasileira Andressa Alves sofreu insulto racista

Jogadora afirma que não pode comentar o tema; atleta adversária nega o insulto

Andressa Alves em ação pelo Barcelona durante jogo da Champions League feminina de 2017
Andressa Alves em ação pelo Barcelona durante jogo da Champions League feminina de 2017 - Emil Langvad
Bruno Rodrigues
São Paulo

O técnico da equipe feminina do Barcelona, Lluís Cortés, afirmou após a vitória por 4 a 0 sobre o Rayo Vallecano, neste domingo (10), que a atacante brasileira Andressa Alves foi vítima de insulto racista por parte de uma atleta adversária.

O insulto teria sido dito pela jogadora Sheila García, do Rayo, após uma forte discussão entre ambas em que Andressa reclamou de uma falta da rival. A brasileira foi expulsa depois da confusão.

 "Andressa é uma jogadora estrangeira que recebe um insulto racista durante a partida e isso é um tema muito grave que temos de erradicar entre todos", afirmou Cortés, treinador da brasileira no Barça.

Em contato com a reportagem da Folha, Andressa Alves disse que foi aconselhada a não falar sobre o tema. "No momento não vou falar mais nada. O Barça está cuidando do assunto", disse a atleta, que também defende a seleção brasileira.

Sheila García, acusada do ato, negou que tenha proferido qualquer manifestação de cunho racista direcionada a Andressa.

"Em nenhum momento saiu da minha boca insulto algum, ainda menos racista. Fiz uma falta para cortar o contra-ataque do Barça e, em seguida, ela começou a me dizer que eu estava louca e minha resposta foi dizer que se calasse e se dedicasse a jogar", contou a jogadora do Rayo Vallecano.

O clube do bairro de Vallecas, localizado em Madri, também se pronunciou a respeito do caso em suas redes sociais.

"Nossa jogadora Sheila García desmente rotundamente ter se dirigido a Andressa Alves com insultos racistas. Em Vallecas não há lugar para o racismo, sempre foi combatido. Desejamos ao Barcelona no que resta da competição e damos os parabéns pela vitória", diz comunicado do Rayo publicado no Twitter.

Natural de São Paulo, Andressa Alves tem 26 anos e joga pelo Barcelona desde 2016, tornando-se a primeira brasileira a ser contratada pelo clube catalão.

Com a seleção, a atacante conquistou os títulos dos Jogos Pan-Americanos de 2015 e da Copa América de 2018, além de ter participado do elenco que disputou a Olimpíada do Rio em 2016.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.