Brasileiro planeja voar de parapente saindo do cume do Monte Everest

Rodrigo Raineri, 49, busca feito inédito para encerrar carreira de mais de 30 anos como alpinista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 
São Paulo

Estar no teto do mundo, como é chamado o cume do Monte Everest, pode ser o sonho de vários alpinistas.

Mas estar a 8.848 metros acima do nível do mar não é o bastante para o brasileiro Rodrigo Raineri, 49.

Depois de chegar no cume da montanha, seu objetivo é voar por cerca de 30 quilômetros de parapente até uma das bases do acampamento.

Será a última expedição de um dos mais experientes alpinistas brasileiros.

“Posso considerar que será minha aposentadoria. Vou começar a diminuir o ritmo porque é um esporte que depende muito do preparo físico”, explica ele. O voo solo de parapente após chegar ao topo do Everest será um feito inédito. 

Raineri é o único brasileiro a ter escalado como guia as sete montanhas mais altas do mundo. Com Vitor Negrete, ele formou a única dupla do país a ter escalado a face sul do Aconcágua, montanha de 6.961 metros de altura na Cordilheira dos Andes —a mais alta fora da Ásia.

O alpinista brasileiro Rodrigo Raineri no cume do Monte McKinley
O alpinista brasileiro Rodrigo Raineri no cume do Monte McKinley - Divulgação

“O Everest é o ícone porque é a montanha mais alta do mundo. Mas não é a mais difícil. A mais complicada foi em 2002, a face sul do Aconcágua”, conta o alpinista.

Não que não existam mais desafios a serem enfrentados. O planeta é muito grande, como diz o próprio Raineri, que vai completar 50 anos durante a expedição. Sua jornada começou no último dia 24, quando embarcou para o Nepal.

Há as mesmas montanhas, mas rotas diferentes, outras escaladas que poderiam valer a pena e manter Raineri motivado à procura de novos desafios. Mas é preciso saber a hora de parar.

Para citar outra frase do alpinista, o maior sucesso da expedição é voltar para casa.

“Alpinismo é um estilo de vida. Chegar ao cume [da montanha] é o grande objetivo, mas a expedição vale a pena mesmo se você não chegar. Sucesso é voltar para casa”, afirma Raineri.

Escalar o Monte Everest não será novidade para o brasileiro, que já fez este percurso. Novidade será encerrar a subida com um voo de parapente. Acostumado a ser guia e antigo proprietário de uma empresa que levava pessoas para expedições nas maiores montanhas do planeta, ele sabe dos riscos envolvidos. 

“Há vários pontos críticos que devem ser considerados. O maior risco no Everest é o de avalanches. Não são muitas, mas quando acontecem, podem ser gigantes e avassaladoras. Há também o problema da altitude, do ar rarefeito. É perigoso, mas eu sou profissional nisso. Dá para minimizar”, avalia.

​Raineri considera ter começado tarde a subir montanhas, aos 19 anos. Em 1988, escalou o Pico das Agulhas Negras, na Serra da Mantiqueira, no Rio de Janeiro. Depois disso, decidiu ir para a Holanda para estudar como ser guia. Voltou ao Brasil e se formou em engenharia da computação, mas resolveu que seria alpinista profissional. 

A expedição deste ano para o Everest terá quatro fases. A primeira é a chegada ao Nepal, para o treinamento com o parapente e a realização de testes. Depois Raineri fará a caminhada até a base da montanha, o que deve levar dez dias. A seguir, começa o período de aclimatação, com pequenas subidas e descidas para que o organismo se adapte ao ambiente e temperatura. A expedição termina com a escalada ao topo, o voo à base e o retorno ao Brasil.

“Eu sou o guia. Nunca dependo de um guia local. No caso do Everest, contratamos pessoas para dar suporte. Um cozinheiro, auxiliar de cozinha, e alpinistas sherpas, que nos acompanham até o cume e se for muito experiente, toma decisões pela expedição. Mas não no meu caso. Eu tomo as decisões”, explica Raineri.

Ele afirma que uma das finalidades do projeto é divulgar a escalada, esporte recém-incluído no programa olímpico e que será disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Em Campinas, onde mora, o alpinista tem uma carreta basculante em que colocou uma parede de escalada. Raineri quer levá-la a escolas e parques da cidade para explicar as regras da modalidade e incentivar a prática.

Ele já praticou a escalada no passado, mas lembra que são coisas parecidas apenas no princípio de subir para atingir determinado ponto. No restante, são modalidades bem diferentes.

“A escalada envolve explosão. O alpinismo é logística e resistência. A parte mental esportiva da escalada é a mesma de um ginasta. Você não precisa ter medo de cair. Escalar uma montanha é diferente. Você tem de superar o frio e uma série de limitações.”

Como o sucesso é voltar para casa, ao chegar em Campinas, Raineri espera compartilhar, talvez pela última vez, a sensação de ter chegado ao teto do mundo.

“É a sensação de saber que você é capaz de realizar um sonho. Estar em uma expedição dessas é uma satisfação enorme”, afirma.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.