Descrição de chapéu São Paulo

São Paulo acerta retorno de Alexandre Pato

Atacante de 29 anos aceitou proposta do clube do Morumbi

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O atacante Alexandre Pato, 29, está de volta ao São Paulo. Nesta quarta-feira (27), o clube acertou o retorno do jogador para o Morumbi.

A contratação foi anunciada por meio de um vídeo publicado nas redes sociais são-paulinas. ​

Será a segunda passagem de Pato no São Paulo. A primeira aconteceu em 2014. Ele ficou até 2015 e marcou 38 em duas temporadas. Na negociação, o clube teve a concorrência do Palmeiras, que sondou o atacante.

Além do São Paulo, o atacante já jogou no Internacional, Milan, Corinthians, Chelsea, Villareal e Tianjin Tianhai, da China. 

Cuca esteve em contato com Pato durante as negociações. O treinador foi contratado pelo clube, mas ainda não assumiu o time. Na conversa com atacante, ele afirmou que o ambiente estaria favorável para a sua chegada, explicou o planejamento para o time e deu detalhes sobre o esquema tático que pretende adotar.

A oferta salarial do São Paulo foi a mais vantajosa para o atleta que deve embolsar perto de R$ 700 mil mensais para jogar no Morumbi por um contrato de quatro anos. 

Pato chega para dividir a responsabilidade de comandar o São Paulo com o volante Hernanes, 33, capitão da equipe. A diretoria tem ainda como prioridade, a contratação de um volante de contenção e também a chegada de um lateral direito para ajustar o elenco.

A primeira passagem de Pato pelo futebol paulista foi em 2013, quando  atacante trocou o Milan da Itália pelo Corinthians. No ano seguinte, em baixa no clube,  o atacante foi envolvido numa negociação por empréstimo com o São Paulo, que cedeu o meia Jádson para a equipe do Parque São Jorge.

No São Paulo, apesar de não ter conquistado títulos, o atacante deixou uma boa impressão e ficou até o fim de 2015. Artilheiro da equipe com 26 gols em seu último ano, o atleta tem uma média de 0,42 gols por jogo. Após a sua saída, nenhum outro atleta conseguiu fechar a temporada com 20 gols anotados.

Pato não poderá participar desta reta final do Campeonato Paulista, já que as inscrições se encerraram no dia 22 de março. A expectativa, porém, é que ele esteja à disposição do técnico Cuca para a primeira rodada do Campeonato Brasileiro, que começa no dia 28 de abril. O São Paulo faz seu primeiro jogo contra o Botafogo, no Morumbi.

O anúncio de Pato acontece num momento político complicado no clube e agravado pelas atuações irregulares do time na fase de classificação do Campeonato Paulista. O presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, vinha sendo questionado por ter investido em medalhões que não deram resposta em campo.

O reflexo disso foi a classificação sofrida para as quartas de finais, que só foi conquistada na última rodada graças a um empate de 1 a 1 contra o São Caetano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.