Descrição de chapéu Campeonato Paulista

Semifinal do Campeonato Paulista pode ter Palmeiras contra São Paulo

Dono da melhor campanha, time alviverde enfrentaria na próxima fase o clube classificado de pior pontuação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado por Felipe Melo, o primeiro na vitória sobre o Novorizontino por 5 a 0 - Mauro Horita/Folhapress
São Paulo

O Palmeiras pode enfrentar o São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista, enquanto o Santos deve encarar o Corinthians. Pelo menos é assim que se desenham os jogos da próxima fase após as classificações dos times palmeirense e santista.

Com a vitória sobre o Novorizontino por 5 a 0, nesta terça-feira (26), no Pacaembu, a equipe alviverde agora possui a melhor campanha entre os semifinalistas com 29 pontos. O time ultrapassou o Santos, que tem 27 pontos. 

Os gols do triunfo foram marcados por Felipe Melo, Ricardo Goulart, Scarpa (duas vezes) e Dudu. A equipe construiu a vitória com os dois primeiros gols marcados com menos de dez minutos.

Com a melhor campanha, o Palmeiras enfrentará o quarto pior classificado para a próxima fase. Hoje, os dois piores na classificação geral são Ituano e São Paulo, que se enfrentam nesta quarta-feira em Itu. O clube do Morumbi tem 18 pontos, um a mais do que o Ituano. 

Desta forma, o time tricolor pode se classificar com a mesma pontuação caso perca no tempo normal e vença nos pênaltis. Se empatar, atinge 19 pontos e também teria o pior desempenho. 

O São Paulo só deixa a quarta posição caso vença novamente o Ituano —ganhou o jogo de ida por 2 a 1 —, e a Ferroviária consiga a classificação nos pênaltis sobre o Corinthians. No primeiro duelo, as equipes empataram por 1 a 1, em Araraquara

Com 17 pontos, o Ituano também tem grandes chances de ser o time com a menor pontuação caso se classifique. A equipe tem a mesma situação que o São Paulo e só consegue passar com a terceira melhor campanha caso a Ferroviária passe pelo Corinthians nos pênaltis. 

Assim, o Palmeiras só enfrentaria o Corinthians em uma possível final. No ano passado, as duas equipes decidiram o título e o time corintiano sagrou-se campeão  no Allianz Parque. A equipe alviverde até hoje reclama de interferência externa na arbitragem, que marcou um pênalti de Ralf sobre Dudu e depois voltou atrás. 

Independente do adversário, o Palmeiras jogará a primeira partida como visitante no próximo sábado (3o).  Três dias depois, o clube já tem jogo marcado contra o San Lorenzo, na Argentina, pela Libertadores. Depois, decidirá a vaga na final do Paulista em casa.

Lance do jogo entre Red Bull x Santos, realizado nesta terça-feira (26), em Campinas - Ivan Storti/Santos FC

Já o Santos conseguiu a classificação para a semifinal do Estadual após empatar com o Red Bull por 0 a 0, nesta terça-feira, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O clube podia perder por até um gol de diferença após vencer o jogo de ida por 2 a 0, no último sábado (23), no Pacaembu.

Nesta terça-feira, a equipe fez um jogo equilibrado diante do Red Bull. Na etapa inicial, exigiu boas defesas do goleiro Júlio César. Já o time do interior também teve a chance de abrir o placar com  Deivid, que furou na pequena área na frente de Vanderlei.

Na etapa complementar, o  Santos administrou a vantagem e segurou o resultado.

Com 27 pontos somados nas duas fases, o Santos assegurou a segunda melhor campanha entre os classificados. 

Assim, enfrentaria a terceira equipe que mais pontuou. O adversário provavelmente sairá do confronto entre Corinthians e Ferroviária, que duelam no Itaquerão. 

Com 22 pontos conquistados, o Corinthians não pode ser ultrapassado por Ituano e São Paulo caso consiga a classificação. Se avançar, fará o primeiro duelo da semi em seu estádio contra o Santos. 

Já a Ferroviária corre o risco de ser a quarta colocada no geral se avançar nos pênaltis e o São Paulo ganhar do Ituano novamente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.