Capivara será mascote da Copa América; torcida definirá o nome

Torcedores terão duas opções para batizar o mascote, Capibi e Zizito

São Paulo | UOL

Conmebol divulgou nesta sexta-feira (5) a escolha de uma capivara como mascote para a Copa América 2019, que será disputada no Brasil. O anúncio foi feito nos perfis da entidade nas redes sociais.

Além de mostrar a imagem do animal, a confederação também abriu votação para o público escolher o nome da mascote. As opções são: Capibi e Zizito. A definição acontece no dia 12 de abril. A competição ocorrerá entre os dias 14 de junho e 7 de julho. 

Capivara será mascote da Copa América 2019
Capivara será mascote da Copa América 2019 - Divulgação

De acordo com a Conmebol, Capibi é uma homenagem à população indígena da América do Sul, o povo da terra. O nome mistura as fonéticas das palavras em Tupi kapii´gwara –capivara– e yby –terra, chão que se pisa. 

Já Zizito homenageia o ídolo brasileiro Zizinho, artilheiro máximo da Copa América com 17 gols, ao lado do argentino Norberto Méndez. O sufixo "ito" é a forma de diminutivo na língua espanhola, como o "inho" na língua portuguesa. 

"A capivara está presente na América do Sul e é conhecida por se relacionar bem com todos os animais. Simboliza a amizade, a forma amável com que os brasileiros receberão todos os fãs do futebol nesta grande celebração do futebol sul-americano. Convidamos o público a participar da escolha do nome da nossa mascote", explica Thiago Jannuzzi, Gerente Geral de Competição do Comitê Organizador Local da Copa América 2019. 

Será a primeira vez que o Brasil vai sediar a Copa América depois de 1989, quando conquistou o título na última partida da segunda fase, contra o Uruguai. A equipe era comandada à época por Sebastião Lazaroni. ​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.