'Mulato é sempre mau caráter', diz conselheiro do Santos

Adilson Durante Filho também é secretário-adjunto de turismo de Santos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos | UOL

O conselheiro do Santos Adilson Durante Filho teve um áudio com citações racistas vazado em grupos de mensagens. A declaração revoltou os santistas que pediram providências por parte do clube e, no Twitter, subiram a hashtag #ExpulsaORacista até os Trending Topics (assuntos do momento) do Brasil.

Durante Filho assumiu a autoria do áudio "de alguns anos atrás". Além de conselheiro do clube, ele é secretário-adjunto de turismo de Santos. Ele pediu licença não remunerada de seu cargo. As palavras que Durante Filho classificou como "momento de infelicidade" foram as seguintes:

"Sempre que tiver um pardo, o pardo o que que é, não é aquele negão, também não é o branquinho. É o moreninho, da cor dele. Desses caras, têm que desconfiar de todos. Todos que tu conhecer. Essa cor é uma mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Todo pardo, todo mulato, tu tem que tomar cuidado. Não mulato tipo o Pedro, o Pedro é tipo índio, tipo chileno, essas porras. Estou dizendo mulato brasileiro, entendeu, dos pardos brasileiros. São todos mau caráter. Não tem um que não seja", afirmou o conselheiro.

Adilson Durante Filho, conselheiro do Santos - Reprodução

Em nota oficial, o Santos diz que sempre foi "um dos símbolos mais fortes do combate ao racismo" e afirmou "absoluto repúdio a qualquer forma de discriminação ou racismo".  

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, também se posicionou por meio de nota oficial. Ele afirmou que Durante Filho pediu e está afastado de forma não remunerada de seu cargo para prestar "esclarecimentos devidos decorrentes da sua manifestação".

Ele também repudiou manifestações "que defenda ou propague preconceitos". O diretório municipal do PSD, em Santos, também mostrou repúdio às declarações e publicou nota oficial afirmando que Durante Filho não integra mais o partido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.