Descrição de chapéu Copa do Brasil

Para passar pelo Corinthians, Ceará precisa superar feito atleticano

Mesmo com dois gols de vantagem, Carille escala time titular no Itaquerão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para superar o Corinthians nesta noite, às 21h30, em Itaquera, o Ceará terá de fazer um jogo de superação como fez o Atlético-MG diante do alvinegro paulista na Copa do Brasil de 2014. A equipe mineira foi a última a conseguir virar um jogo sobre os corintianos no torneio mata-mata depois de perder por dois gols de diferença na partida de ida.

Derrotado em Fortaleza por 3 a 1, o time cearense precisa vencer por três gols de diferença para ficar com a vaga na quarta fase da competição. Uma vitória por dois gols levará a decisão para os pênaltis. Os corintianos avançam até com uma derrota desde que seja pela diferença mínima.

Vagner Love comemora gol pelo Corinthians contra o Ceará, no Estádio do Castelão (Fortaleza), pela Copa do Brasil
Vagner Love comemora gol pelo Corinthians contra o Ceará, no Estádio do Castelão (Fortaleza), pela Copa do Brasil - Staff Images/Divulgação

É uma situação semelhante à vivida pela Atlético-MG há cinco anos. Em confronto pelas quartas de final, o time mineiro, à época comandado por Levir Culpi, perdeu o jogo de ida por 2 a 0, em São Paulo. O peruano  Paolo Guerro e Luciano marcaram os gols do time de Mano Menezes, então treinador corintiano.

O duelo de volta viria a ser ainda mais dramático para o Atlético. Em pleno Mineirão, foi o Corinthians que abriu o placar, novamente com Guerrero, logo aos 5 minutos. Com 3 a 0 no placar agregado, a vaga parecia assegurada aos corintianos.

Antes do intervalo, porém, os donos da casa viraram. Luan e Guilherme marcaram os gols. A vantagem do time paulista ainda era confortável, mas o clima do jogo passou a ser todo favorável aos atleticanos.

"Ir para o intervalo ganhando por 2 a 1 só aumentou aquilo que a gente acreditava, que tínhamos condições de virar", disse o zagueiro Edcarlos, 33, à Folha. Atualmente no Vitória, ele defendia o Atlético em 2014 e seria decisivo para o desfecho daquela partida.

Diferentemente da atual edição da Copa do Brasil, em 2014 o gol marcado fora de casa ainda contava como critério de desempate. Mesmo que sofresse um terceiro gol, o Corinthians ainda avançaria. E ele saiu aos 30 minutos, quando Guilherme marcou novamente.

A torcida inflamava os atleticanos, e os corintianos pareciam atônitos diante do placar. O gol que classificou os mineiros veio aos 43 minutos. Em cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Dátolo colocou a bola na cabeça de Edcarlos e o zagueiro definiu o jogo.

"Eu tentei cabecear, mas a bola bateu no meu ombro e mesmo assim entrou. Eu ainda fiquei esperando bater na trave, mas ela foi direto", relembra o defensor.

"Depois do Mundial (conquistado em 2005, pelo São Paulo), foi a emoção mais marcante que eu vivi na minha carreira no futebol", afirma.

Para Edcarlos este jogo sobre o Corinthians foi determinante para o Atlético se sagrar campeão da Copa do Brasil de 2014. "Depois dali, qualquer coisa que viesse, a gente sabia que poderia superar."
 

 O desafio do Ceará

A vitória do Atlético-MG pode servir como inspiração para o Ceará. Porém, o fato do jogo desta noite ser em Itaquera torna ainda mais difícil a missão cearense. Em sua arena, o Corinthians disputou 167 partidas e só perdeu 17. Destas, apenas cinco foram por dois gols de diferença, resultado que levaria a decisão desta noite para os pênaltis.

O único time que conseguiu o placar que o Ceará precisa para avançar direto foi o Flamengo, no passado, quando bateu os corintianos por 3 a 0. Foi a única goleada que o Corinthians já sofreu em Itaquera.

Os cearenses, nunca venceram o alvinegro paulista por mais de um gol de diferença. Em 20 duelos, perdeu  10, empatou 8 e venceu somente 2. A primeira vitória foi em 1977, 1 a 0, em jogo pelo Brasileiro. No ano passado, novamente pelo Estadual, o Ceará ganhou por 2 a 1.

Para evitar que a história vivida com o Atlético-MG se repita, o Corinthians vai jogar nesta quarta (3) com o que técnico Fábio Carille tem de melhor à sua disposição.

O time deve ir a campo com a mesma formação que iniciou a vitória sobre o Santos, no último domingo, por 2 a 1, pelo Campeonato Paulista. A única dúvida é a presença do zagueiro Manoel, que teve o ombro deslocado no clássico, e pode dar lugar a Marllon.

A provável escalação corintiana é a seguinte: Cássio; Fagner, Marllon, Henrique e Danilo Avelar; Ralf e Júnior Urso; Clayson, Sornoza e Vagner Love; Gustavo. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.