Sem verba da Caixa, NBB encolhe na TV e tem apagão nos playoffs

Patrocinadora da liga deixou de anunciar na ESPN, que suspendeu transmissões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Anunciado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) como trunfo no início da temporada, o modelo de transmissão multiplataforma das partidas do NBB (Novo Basquete Brasil), principal campeonato do país, chega à reta final da competição enfrentando problemas.

A ESPN, um dos seis canais de exibição do torneio desde outubro do ano passado, deixou de transmitir os jogos no início de fevereiro, logo após a realização do fim de semana das estrelas do NBB, evento para o qual deu grande visibilidade em sua programação.

A última partida com transmissão da emissora, que no início da temporada passava confrontos todas as terças-feiras, foi Flamengo contra Franca, no dia 5 de fevereiro.

“Devido a uma alteração no modelo de negócio que viabilizava as transmissões do NBB na ESPN, o campeonato deixou de ter momentaneamente as partidas transmitidas pela emissora”, afirmaram o canal e a LNB em nota conjunta enviada à reportagem.

A Folha apurou que a "alteração no modelo de negócio" citada é o fato de a Caixa Econômica Federal, também patrocinadora do NBB, ter deixado de anunciar no canal.

O acordo entre ESPN e liga estava vinculado à existência desses anúncios, e a ausência deles inviabiliza financeiramente as transmissões do basquete nacional.

A assessoria de imprensa da Caixa confirmou que a estatal não autorizou novas veiculações de campanhas publicitárias na emissora em 2019.

Esse não foi o primeiro obstáculo na relação entre a empresa e a LNB neste ano. Em fevereiro, o presidente da liga, Kouros Monadjemi, disse que o pagamento das verbas de patrocínio da Caixa à entidade estava atrasado.

Ele atribuiu isso ao início do novo governo. O contrato prevê o repasse de R$ 5,5 milhões anuais da estatal e vale até a próxima temporada.

“Como acontece em toda gestão, quando muda tem um hiato. A Caixa é uma entidade muito séria, acreditamos que vá cumprir seus acordos. Pode até não querer renovar, como aconteceu no futebol, mas acho que vão honrar [os contratos em vigor]”, Monadjemi disse na ocasião.

Torcedores em Franca durante o Jogo das Estrelas do NBB, último evento transmitido pela ESPN na temporada
Torcedores em Franca durante o Jogo das Estrelas do NBB, último evento transmitido pela ESPN na temporada - Fotojump - 9.fev.19/LNB

Questionada novamente sobre o assunto, a liga afirmou que o patrocínio da Caixa continua com seu fluxo normal, mas reconheceu que "há um trâmite maior com relação à análise dos projetos em razão da mudança da diretoria, para que a mesma tenha amplo conhecimento dos detalhes do patrocínio".

No ano passado, a liga inovou no modelo de transmissão criado para esta temporada. Após o fim do contrato com o Grupo Globo, seu parceiro durante dez anos, a LNB fechou acordo com seis plataformas: ESPN, BandSports, Band, Fox Sports, Twitter e Facebook.

A logística necessária para a transmissão dos jogos passou a ser bancada pela entidade, que criou um padrão único de geração de imagens e caracteres para os novos parceiros. A liga não informa quanto gasta com esse trabalho.

O atraso no pagamento do patrocínio à LNB explica o fato de a quantidade de jogos transmitidos em alguma das seis plataformas ter caído de 73,6% no primeiro turno para 63,7% no segundo (iniciado em 2019).

No total, 125 de 182 partidas (68,7%) da fase inicial tiveram exibição. O percentual está próximo dos 70%, meta estabelecida pela liga no começo da temporada, mas chama a atenção a diferença entre os turnos.

Considerando somente as emissoras de televisão, o número caiu de 37 jogos com transmissão no primeiro turno para 29 no segundo.

A Bandsports também ficou sem transmitir a competição, de 14 de fevereiro a 26 de março, mas retomou as exibições no fim da temporada regular e as manteve no início da fase de playoffs.

O contrato da liga com a Bandsports, porém, prevê exibições somente até a fase de oitavas de final do mata-mata. Nesse cenário, a partir das quartas de final o número de plataformas de exibição cairia de 6 para 4.

Nesta segunda-feira (8), a surpreendente classificação do Basquete Cearense para as quartas de final após vitória por 84 a 74 sobre o Paulistano ficou sem transmissão, contrariando os planos da liga de transmitir todos os jogos de playoffs, como na temporada passada.

Insatisfeita, a própria equipe do Ceará acabou bancando uma transmissão da partida, feita pela Rádio Arquibancada Esporte Clube, que começou com o jogo já em andamento.

Ainda que consiga manter a transmissão das demais partidas até o fim do campeonato nas outras plataformas, sem a ESPN a LNB perde um de seus principais parceiros de mídia.

O canal sempre foi tratado como joia da coroa do novo modelo multiplataforma, por já transmitir a NBA há muitos anos e ter forte identificação com fãs de basquete.

Até esta segunda não havia nenhuma mudança na posição da emissora. “A Liga Nacional de Basquete e ESPN buscam uma solução para retomar as transmissões do Novo Basquete Brasil ainda na fase final da atual temporada”, afirma a nota conjunta.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.