Descrição de chapéu Financial Times

Ações do Ajax caem mais de 20% depois de eliminação na Champions

Gols de Lucas Moura tiraram holandeses da maior competição de clubes do mundo

Myles McCormick
Londres | Financial Times

As ações do Ajax caíram em mais de 20% nesta quinta-feira (9), depois de uma virada chocante do Tottenham Hotspur que eliminou o clube de futebol holandês da Champions League.

Os três gols marcados pelo brasileiro Lucas Moura no segundo tempo da partida conduziram o clube londrino à final da maior competição interclubes do futebol, em virada surpreendente do Tottenham, que no intervalo perdia pelo placar agregado de 3 a 0.

Jogadores do Ajax reagem ao terceiro gol de Lucas, que resultou na eliminação
Jogadores do Ajax reagem ao terceiro gol de Lucas, que resultou na eliminação - Dylan Martinez/Reuters

As ações do Ajax vinham em alta de 60%, desde sua vitória sobre o Real Madrid nas oitavas de final do torneio, em março. Na quarta-feira, elas bateram um recorde histórico, superando a cotação de 25 euros (R$ 110), antes de fechar o dia a 23,50 euros. Os investidores estavam apostando que o clube holandês chegaria à final da Champions League.

Mas um gol de Moura no sexto minuto dos acréscimos do segundo tempo, na noite de quarta-feira, deu a classificação ao Tottenham e derrubou as ações do Ajax para a marca de 18,40 euros na manhã do dia seguinte, com queda de 22% ante seu fechamento anterior.

A eliminação da Champions League reduziu em quase 100 milhões de euros a capitalização de mercado do Ajax, de 431 milhões para 337 milhões de euros.

Lucas foi o grande herói da classificação do Tottenham à final da Champions
Lucas foi o grande herói da classificação do Tottenham à final da Champions - Adrian Dennis/AFP

A Uefa, a organização que dirige o futebol europeu, distribui cerca de dois bilhões de euros em prêmios aos clubes que participam da competição. A chegada à final significa um prêmio de 15 milhões de euros. A vitória na final traz premiação adicional de quatro milhões de euros. Os clubes também ganham grande exposição de marketing ao participar de, e vencer, clássicos do futebol europeu.

O Tottenham enfrentará o Liverpool na final toda inglesa da Champions League, dia 1º de junho, em Madri.

Tradução de Paulo Migliacci

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.