Descrição de chapéu Velocidade

Após 25 anos da morte de Senna, Brasil ainda busca novo ídolo na F-1

Apenas Rubens Barrichello e Felipe Massa venceram corridas depois do tricampeão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se você tem ao menos 30 anos, provavelmente se lembra do que estava fazendo em 1º de maio de 1994. O dia da morte de Ayrton Senna é daqueles marcantes a ponto de provocar um registro bem mais firme na memória.

Com Rubens Barrichello, 46, não é diferente. Ele recorda que era um garoto de 21 anos e tinha acabado de deixar o hospital Maggiore, em Bolonha, o mesmo em que o ídolo seria declarado morto. O jovem também havia sofrido um grave acidente, no treino de sexta-feira, e recebido a visita do próprio Senna.

Naquele domingo, Rubinho ouviu pela primeira vez um questionamento difícil. "Como você sente a responsabilidade de ser o principal brasileiro na F-1?", perguntou a Folha, por telefone, ao piloto, que guiava pela Jordan.

"Estou em segundo no campeonato, lutando pelas primeiras colocações, mas sinto que é só o começo", respondeu o ainda tímido paulistano, que estava estava a caminho do aeroporto para retornar a São Paulo e procurou não se mostrar demasiadamente afetado pelo próprio acidente ou pelo de Senna: "Ele vai ficar contente comigo correndo".

O jovem Rubinho era o grande nome do automobilismo brasileiro após a morte de Senna - Rogério Albuquerque - 27.mar.94/Folhapress

Rubinho acabou construindo uma carreira sólida no automobilismo, com 19 temporadas na F-1. Porém, desde que Senna conquistou seu último título mundial, em 1991, nenhum outro brasileiro conseguiu repetir o feito.

Barrichello, apontado como sucessor do seu ídolo, foi o primeiro a sofrer com a responsabilidade que lhe fora atribuída naquele 1º de maio. Outros se candidataram, e o máximo que o país conseguiu foram três vice-campeonatos.

O próprio Rubinho terminou a disputa na segunda colocação duas vezes com a Ferrari, em 2002 e 2004, à sombra do companheiro alemão Michael Schumacher. Em 2009, brigou pelo título a bordo da surpreendente Brawn GP e foi superado pelo colega de equipe, o britânico Jenson Button, terminando a temporada em terceiro lugar no mundial.

Felipe Massa esteve mais perto. Em 2008, chegou a cruzar a linha de chegada no GP de Interlagos com a certeza da conquista, mas o britânico Lewis Hamilton, a 500 metros do final, alcançou o quinto lugar na prova e seu primeiro título, um ponto à frente.

Deste então, o troféu parece ficar cada vez mais distante. Incluídos Barrichello e Christian Fittipaldi, que estavam no grid em 1994, o Brasil teve 16 pilotos na F-1 desde a morte de Senna, com 22 vitórias (todas de Barrichello e Massa, com 11 triunfos cada um). Pouco mais da metade do total de vitórias de Senna (41).

 

O sobrinho de Ayrton, Bruno Senna, apareceu entre os candidatos a sucessor. Ele disputou discretamente 46 corridas entre 2010 e 2012. Nelsinho Piquet, filho de Nelson Piquet, já havia corrido entre 2008 e 2009, também sem vencer, e ficado marcado por forçar um acidente para beneficiar seu companheiro de Renault, Fernando Alonso.

A última vitória de um brasileiro na F-1, obtida por Rubinho no GP de Monza em 2009, completará dez anos em setembro. E há a certeza de que a década sem triunfos ficará completa daqui a pouco mais de quatro meses porque, desde o ano passado, não há nenhum representante do país no grid da categoria.

A história do Brasil na F-1 tem seus grandes momentos registrados antes daquele 1º de maio. Emerson Fittipaldi venceu o Mundial em 1972 e 1974. Nelson Piquet foi campeão em 1981, 1983 e 1987. Os títulos de Senna vieram em 1988, 1990 e 1991. O próximo brasileiro campeão ainda não estreou.

Rubens Barrichello e Felipe Massa durante entrevista em 2002
Rubens Barrichello e Felipe Massa durante entrevista em 2002 - Moacyr Lopes Junior - 26.mar.02/Folhapress
 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.