Game de F-1 traz Senna e Prost para geração que não viveu rivalidade

Modo especial do novo jogo da categoria terá carros e avatares dos dois pilotos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Além de ter sua história contada em um novo filme, previsto para 2020, Ayrton Senna terá parte de sua trajetória na F-1 reproduzida no universo dos games. As disputas entre ele e o francês Alain Prost estarão em um dos modos do novo jogo oficial da categoria.

Com a inclusão dos dois ídolos, o game buscará apresentar para as novas gerações de fãs do automobilismo aquela que é a apontada como a maior rivalidade da F-1. Cada jogador poderá assumir o avatar de um dos dois pilotos e competir em corridas com réplicas de seus carros.

Será a primeira vez que o brasileiro e o francês terão suas batalhas reproduzidas no mundo virtual. Senna, porém, já protagonizou diversos games, entre eles uma série exclusiva nos anos 1990, o Senna’s Super Monaco GP.

Na F-1, Senna e Prost foram contemporâneos na categoria por nove anos, de 1984, ano da estreia do brasileiro, até 1993, quando o francês se aposentou das pistas.

Segundo a Pesquisa Game Brasil, de 2018, realizada por Sioux Group, Blend New Research, ESPM e Go Gamers, 35% dos brasileiros que jogam vídeo-game têm idade entre 25 e 34 anos, portanto, eram crianças ou nem sequer tinham nascido quando os dois pilotos duelavam.

O auge dos embates entre eles ocorreu a partir de 1989, o segundo e último ano da parceria que formaram pela McLaren. Naquele ano, Prost conquistou o título após o polêmico GP de Suzuka, no Japão.

Na ocasião, o francês liderava a prova, seguido de perto pelo brasileiro. Senna precisava vencer para adiar a decisão do campeonato para a última corrida.

Até a volta 46, a dupla travou um duelo quase perfeito. Mas, na volta seguinte, o brasileiro tentou ultrapassar o francês, que fechou a porta. Os dois se tocaram, saindo da pista.

Para Prost, foi o fim da corrida. Com a ajuda dos fiscais de prova, Senna voltou à pista, mas cortou a chicane, passando fora do traçado. Seu carro ainda estava avariado e ele teve de parar nos boxes.

Em uma de suas atuações mais memoráveis, Senna voltou à corrida e alcançou a liderança. No final, ele venceu, mas não levou, pois acabou desclassificado pelo corte na chicane. O título ficou com Prost.

No ano seguinte, veio o troco. Novamente no GP do Japão, desta vez o último do calendário. Agora, era o brasileiro quem liderava o campeonato, e o francês que precisava vencer.

Com sua McLaren MP4/5B, Senna largou na pole. Prost vinha em segundo, com sua Ferraria F1-90. Esses carros, aliás, são os dois modelos que serão reproduzidos no novo game. A tão esperada revanche durou menos de uma volta.

Cerca de 700 metros após a largada, o brasileiro bateu no francês, os dois saíram da pista e deram adeus à corrida. Sem mudanças na classificação, Senna conquistou o título.

"Eu perdi o campeonato na largada. Eu sabia que foi de propósito, mas ouvir aquilo [reconhecimento do Senna] foi muito difícil para mim", contou Prost, anos depois do ocorrido.

A rivalidade entre eles só aumentou nos anos seguintes, isso até 1993, quando o francês conquistou o seu quarto título, após vencer o GP da Austrália. Prost se aposentaria no final daquele ano e, no pódio, ele foi reverenciado por Senna, o vice-campeão, num gesto que deixava os ressentimentos no passado.

Sem as disputas, os dois ídolos passaram a cultivar uma amizade. Conversavam muito, geralmente por telefone. No dia do fatídico GP de San Marino, em 1994, Prost foi convidado por uma rádio francesa para comentar a corrida e, antes da largada, Senna entrou ao vivo para dar um recado ao amigo.

"Um alô especial para o nosso querido amigo, Alain. Nós sentimos sua falta", disse o brasileiro.

Antes do final daquela corrida, quem deixaria saudades seria o próprio Senna, que morreu após sofrer grave acidente.

No mês passado, na semana em que a morte de Ayrton Senna completou 25 anos, Prost descreveu o que o brasileiro significou em sua vida.

 "Não há um momento sequer em que, se alguém fala em Prost, não mencione Senna, e vice-versa. Não apenas minha carreira, mas também minha vida está ligada a ele. Vivo com ele há uns 30 anos", disse, à agência AFP.

O novo jogo F-1 será lançado em 28 de junho, para Xbox One e Play Station 4. O modo com a presença dos dois ídolos estará na versão Legends Edition, ainda sem preço no Brasil.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.