Descrição de chapéu Copa Libertadores

Histórico mostra que Flamengo é quem mais cai cedo na Libertadores

Conmebol define confrontos das oitavas do torneio em sorteio nesta segunda (13)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre os brasileiros que estão nas oitavas de final da Libertadores e já foram campeões do torneio, o Flamengo é quem mais sofreu para chegar ao mata-mata e avançar em suas fases na história da competição.

Nas suas 14 participações anteriores, o clube do Rio de Janeiro caiu na primeira fase ou nas oitavas em 8 oportunidades, 57% da vezes.

Nesta segunda-feira (13), a Conmebol sorteia os confrontos das oitavas de final da Libertadores.

Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Athletico são os representantes brasileiros na competição. 

Dos seis clubes, apenas o time paranaense nunca venceu o torneio sul-americano. Os atleticanos chegaram a uma final, em 2005, quando perderam para o São Paulo.

Entre os brasileiros que estão na disputa, Grêmio e Palmeiras são os que mais jogaram o torneio. Nenhum esteve em tantas finais como os gaúchos. Foram cinco, com três vitórias em decisões (1983, 1995 e 2017). Em cinco participações, o time de Porto Alegre caiu nas oitavas de final.

Em busca do terceiro título, o Cruzeiro é outro que acumula um bom retrospecto na competição continental. Campeão em 1976 e 1997, o clube nunca caiu na fase de grupos. Em 17 participações, sempre esteve nos mata-matas e chegou a quatro finais.

No histórico recente, há um abismo entre Flamengo e os demais brasileiros que disputam a Libertadores. O clube rubro-negro teve quatro eliminações na fase de grupos, três nas oitavas e uma nas quartas de final.

Até o Athletico-PR, que estreou no torneio em 2001, obteve mais êxito. O rubro-negro paranaense está em sua sexta participação. Nas cinco anteriores, o clube não passou duas vezes da fase de grupos. Em duas o time foi eliminado nas oitavas de final e na outra, em 2005, foi vice-campeão.

Nesta edição, o Flamengo flertou com a eliminação na fase de grupos. O time sofreu contra o Peñarol, na última quarta (8), em Montevidéu, mas conseguiu o empate que precisava para a classificação.

O desempenho claudicante fez o técnico Abel Braga ficar ameaçado no cargo.

“Essa nuvem [dificuldade na Libertadores] tem um peso. Levamos esse peso para os jogos fora contra LDU [Equador] e Peñarol. Esse peso é ruim e nocivo. Mas o Flamengo é um dos maiores clubes do mundo. E essa cobrança vai sempre acontecer”, disse Abel, após a partida contra o Penãrol.

Entre os times com mais participações, o Palmeiras é outro que acumula quedas em etapas iniciais da Libertadores. Foram 4 eliminações na fase de grupos e 5 nas oitavas nas 18 participações anteriores. 
Nesta edição, a 19ª do clube, o time do técnico Luiz Felipe Scolari fez a melhor campanha da primeira fase. Com isso, garantiu o direito de disputar todas as etapas do mata-mata em casa. 

Também líder do seu grupo na primeira fase, o Internacional tenta repetir em 2019 campanhas vitoriosas da primeira década do século —foi campeão em 2006 e em 2010.

O time gaúcho passou a disputar mais o torneio nos últimos anos. Esteve em sete competições no século 21. No período, caiu na primeira fase apenas uma vez.

Até a década de 1980, apenas campeão e vice do Brasileiro se classificavam para a Libertadores. A partir de 1990, o vencedor da Copa do Brasil também passou a garantir vaga. Nos anos 2000, a Conmebol ampliou o número de times no torneio. 

Para a competição de 2019, por exemplo, oito clubes brasileiros começaram o torneio. São Paulo e Atlético-MG caíram nas primeiras fases. 

Os confrontos do mata-mata da Libertadores serão disputados após a Copa América, realizada no Brasil. 
As partidas de ida das oitavas de final estão previstas para serem disputadas entre os dias 23 e 25 de julho. As equipes voltam a se enfrentar entre os dias 30 de julho e 1º de agosto.


Sorteio define confrontos das oitavas

A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) fará nesta segunda-feira (13), a partir das 20h (Brasília), o sorteio dos duelos das oitavas de final. Serão dois potes, um com os primeiros colocados e o outro com os segundos da fase de grupos. Equipes que estão no mesmo pote não podem se enfrentar. 

Pote 1 
Palmeiras, Cruzeiro, Inter, Cerro Porteño, Libertad, Flamengo, Boca Juniors e Olimpia

Pote 2 
River Plate, Nacional, Emelec, Godoy Cruz, LDU, San Lorenzo, Athletico e Grêmio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.