Descrição de chapéu Copa Libertadores

Palmeiras encara argentinos nas oitavas de final da Libertadores

Clube enfrenta o Godoy Cruz, que fez segunda pior campanha na fase de grupos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Palmeiras escapou de um rival tradicional na disputa das oitavas de final da Copa Libertadores. O clube alviverde enfrentará o Godoy Cruz (ARG) na luta por uma vaga nas quartas de final da competição.

No sorteio realizado nesta segunda-feira (13), na sede da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), em Luque (PAR), os 16 times classificados na fase de grupos conheceram os seus adversários e o caminho até a decisão, que será realizada, em partida única, no dia 23 novembro, no Chile.

Melhor equipe da fase de grupos, o Palmeiras, com 15 pontos e líder do Grupo F, será visitante no primeiro confronto contra a equipe argentina. A volta deverá ser no Allianz Parque.

Palmeirenses comemoram gol em jogo da fase de grupos da Libertadores
Palmeirenses comemoram gol em jogo da fase de grupos da Libertadores - Amanda Perobelli - 10.abr.19/Reuters

O Godoy Cruz foi o segundo colocado do Grupo C, com nove pontos. O adversário dos palmeirenses empatou na pontuação com o Olimpia (PAR), mas ficou atrás no critério de desempate saldo de gols (3 a 2). Os argentinos terminaram com a segunda pior campanha entre os 16 classificados ao mata-mata.

Outros cinco brasileiros correm atrás do título desta 60ª edição da Copa Libertadores.

Cruzeiro x River Plate (ARG)

Ao contrário do Palmeiras, o Cruzeiro vai enfrentará um clube argentino com mais tradição. A equipe mineira encara o River Plate (ARG), atual campeão do torneio. As duas equipes decidiram a Libertadores de 1976, quando os cruzeirenses levantaram pela primeira vez o troféu. Os argentinos saíram vitoriosos nas quartas de final, em 2015, e rumaram para o seu terceiro título sul-americano.

Nesta edição, os cruzeirenses venceram as cinco primeiras partidas, mas perderam na última rodada para o Emelec (EQU), no Mineirão, e terminaram com a segunda melhor campanha na fase de grupos. O River Plate ficou em segundo lugar na chave na qual Internacional fechou com a liderança.

Flamengo x Emelec (EQU)

O Flamengo terá pela frente o Emelec (EQU), um adversário que é um velho conhecido. O rubro-negro carioca, que se classificou na primeira colocação do Grupo D, vai ser visitante no jogo de ida em Quito. A decisão da vaga às quartas de final acontece no estádio do Maracanã. 

O confronto das duas equipes aconteceu em três edições, todas pela fase de grupos. No ano passado, foram duas vitórias do Flamengo. Em 2014, o rubro-negro venceu as duas partidas, mas não avançou para a fase de mata-mata. Em 2012, uma vitória e uma derrota.

Internacional x Nacional (URU)

A expectativa de um confronto Gre-Nal não se concretizou. O Internacional foi sorteado para encarar o Nacional do Uruguai. Dono da melhor campanha no Grupo A, o  time gaúcho terá o direito de decidir a vaga às quartas de final no estádio Beira-Rio

As duas equipes foram finalistas da competição em 1980, e o clube uruguaio ficou com o título. Em 2006, ano em que o Inter conquistou pela primeira vez a Libertadores, a equipe gaúcha eliminou o Nacional nas oitavas de final.

Grêmio x Libertad

O Grêmio reencontrará o Libertad (PAR). Os dois times se enfrentaram na fase de grupos, com uma vitória para cada lado como visitante. Por ter ficado na segunda colocação do Grupo H, os gremistas vão abrir o confronto em Porto Alegre. A decisão acontecerá em Assunção, no Paraguai.

Na segunda rodada da fase de grupos, o Grêmio foi surpreendido em seu estádio e perdeu por 1 a 0. Na volta, o clube gaúcho venceu o Libertad por 2 a 0 e foi para a última rodada precisando de um empate contra a Universidad Católica (CHI). Fez mais, venceu por 2 a 0 e selou a classificação.

Athletico-PR x Boca Juniors (ARG) 

Assim como o Grêmio, o Athletico-PR repetirá o adversário da fase de grupos e também decidirá a vaga como visitante. O rubro-negro paranaense encara o Boca Juniors. Nos dois encontros anteriores, cada um saiu vitorioso em seus domínios. Os argentinos terminaram com a melhor campanha.

As duas equipes fecharam os jogos da fase de grupos na última quinta-feira (10) em um jogo polêmico na Argentina. O Atlhetico perdeu por 2 a 1 de virada e ficou com a segunda colocação do Grupo G. O técnico do time brasileiro, Tiago Nunes, reclamou bastante da arbitragem comandada por Carlos Orbe (EQU). "Impossível ganhar aqui [Bombonera] sem VAR [árbitro assistente de vídeo]."

Os confrontos do mata-mata da Libertadores serão disputados após a Copa América, realizada no Brasil. 
As partidas de ida das oitavas de final estão previstas para serem disputadas entre os dias 23 e 25 de julho.

As equipes voltam a se enfrentar entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. A Conmebol deve divulgar as datas das partidas até o final desta semana.

Pelo regulamento da competição, os clubes podem fazer cinco substituições na lista de 30 jogadores para as oitavas de final. Na sequência, é permitido mais duas mudanças nas quartas, e outras duas nas semifinais. As equipes não podem fazer nenhuma troca lista dos inscritos na final do torneio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.