Fifa descarta ranking unificado em Copas e não vê Marta à frente de Klose

Entidade diz que os recordistas de gols disputam eventos distintos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

​​​Autora de 17 gols na história da Copa do Mundo feminina, a brasileira Marta, 33, não superou o recorde do alemão Miroslav Klose de gols em Mundiais. Pelo menos é o que diz a Fifa, sob a justificativa de que os dois disputam eventos distintos.

"A Fifa classifica a Copa do Mundo masculina e a Copa do Mundo feminina como duas competições separadas. Ainda assim, Marta é considerada a maior artilheira do Mundial feminino, e Klose, o maior artilheiro do Mundial masculino", afirmou a Fifa em email enviado à reportagem.​

A Folha havia questionado a entidade sobre a possibilidade de a atacante brasileira ser considerada por ela a maior goleadora de todos os tempos da Copa do Mundo, entre homens e mulheres.

Marta anotou seu 17º gol em Copas no dia 18 de junho, na vitória por 1 a 0 sobre a Itália. Foi último jogo da fase de grupos, e o resultado classificou a seleção brasileira para as oitavas de final do torneio.

Na fase de mata-mata, a equipe comandada pelo técnico Vadão foi eliminada na prorrogação pela anfitriã França, por 2 a 1.

Eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, a camisa 10 comemorou bastante a marca alcançada contra as italianas e destacou a representatividade de uma mulher ocupar o topo da lista de goleadores em Copas.

"Quebrar recordes é algo que acontece naturalmente quando se dedica, faz trabalho com amor. Estava esperando esse momento. Estou feliz demais. Digo que a gente está quebrando muitas barreiras, e esse recorde representa bastante, porque não é só a jogadora Marta, mas as mulheres. Num esporte que ainda é masculino para muitos, temos uma mulher como a maior artilheira das Copas. É para todas elas", disse Marta.

Ela também brincou com o atacante alemão: "Será que ele [Klose] vai voltar atrás e querer jogar a próxima Copa?".

Miroslav Klose disputou quatro Copas do Mundo e marcou 16 gols: cinco em 2002, outros cinco em 2006, quatro em 2010 e dois em 2014.

No Mundial realizado no Brasil, há cinco anos, Klose igualou o recorde de Ronaldo, com 15, ao anotar no empate em 2 a 2 contra Gana, ainda na fase de grupos. O gol que o colocou como o grande goleador da história do evento veio justamente na goleada por 7 a 1 da Alemanha sobre a seleção brasileira, na semifinal, no Mineirão.

O alemão se aposentou dos gramados em 2016. Hoje, ele é técnico das categorias de base do Bayern de Munique.

Já Marta registrou gols em cinco Copas. Foram três em sua primeira participação, no ano de 2003, sete na edição de 2007, quatro em 2011, um único gol em 2015 e dois na competição deste ano, na França.

Maiores goleadores das Copas do Mundo

Feminina

  1. Marta (BRA) - 17 gols

  2. Birgit Prinz (ALE) - 14 gols

  3. Abby Wambach (EUA) - 14 gols

  4. Michelle Akers (EUA) - 12 gols

  5. Sun Wen (CHN) - 11 gols

  6. Cristiane (BRA) - 11 gols

  7. B. Wiegmann (ALE) - 11 gols

Masculina

  1. Miroslav Klose (ALE) -16 gols

  2. Ronaldo (BRA) - 15 gols

  3. Gerd Müller (ALE) - 14 gols

  4. Just Fontaine (FRA) - 13 gols

  5. Pelé (BRA) - 12 gols

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.