Polícia aceita adiar depoimento de Neymar no Rio

Atleta havia sido intimado a depor na sexta (7), mas estaria em Porto Alegre

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e São Paulo

A Delegacia de Repressão a Crimes de Informática da Polícia Civil do Rio de Janeiro aceitou mudar a data do depoimento de Neymar. O jogador havia sido intimado para depor na sexta-feira (7). Ele é investigado por suposto crime por ter divulgado imagens íntimas de uma mulher que o acusa de estupro (veja o que se sabe sobre as investigações). 

Um advogado do atacante esteve na delegacia na manhã desta terça-feira (4) e ficou acertado que a defesa irá propor até esta quarta (5) uma nova data para que Neymar preste seu depoimento, conforme a disponibilidade da sua agenda com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Neymar durante treino da seleção brasileira na Granja Comary, no último sábado (1º)
Neymar durante treino da seleção brasileira na Granja Comary, no último sábado (1º) - Mauro Pimentel/AFP

Na segunda-feira (3), representantes da CBF já haviam solicitado que o dia do depoimento fosse alterado, pois, na sexta, o jogador estará com o restante do grupo da seleção em Porto Alegre, onde a equipe disputa um amistoso no domingo (9).

A equipe se prepara para a Copa América, que começa no dia 14 de junho, data da estreia da seleção, contra a Bolívia, em São Paulo. 

No Rio, a DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática) apura a possibilidade de o atleta ter cometido crime ao divulgar imagens íntimas de uma mulher que o acusa de estupro.

No sábado (1º), ao se defender de uma acusação de estupro, o jogador publicou um vídeo na rede social Instagram. Ele expôs imagens de uma conversa com a mulher que o acusa. Em diálogo no Whatsapp, ela compartilhou vídeos e fotos com o atleta.

As investigações no Rio de Janeiro e em São Paulo ocorrem de forma paralela. No Rio, é pela divulgação das imagens. 

A advogada Ana Paula Siqueira, sócia do SLM Advogados e especialista em direito digital, afirma que a divulgação das fotos íntimas por Neymar sem o consentimento da mulher pode causar um pedido de indenização por parte dela.

"Na área cível, cabe indenização. O juiz vai verificar as condições das partes, a extensão do dano, as condições econômicas da vítima e do agressor. Das fotos que foram publicadas sem anuência, sim, ela pode pedir indenização. Não adianta falar simplesmente que é um crime da internet. Pode ser injúria, calúnia, difamação, constrangimento ilegal", analisa Ana Paula.

No inquérito de São Paulo, Neymar é acusado de abuso sexual. A defesa do jogador informou que ele irá depor na capital paulista.

"O Neymar vai se apresentar voluntariamente. Agora é encontrar um dia que seja conveniente para delegacia, com o fluxo da investigação, ele é o maior interessado em esclarecer isso", afirmou Davi Tangerino, advogado do atleta, à TV Bandeirantes. 

Neymar é aguardado pela delegada Juliana Lopes Bussacos, delegada-titular da 6ª DDM de Santo Amaro.

Bussacos foi quem atendeu a mulher na última sexta (31), registrou o boletim de ocorrência e abriu inquérito para investigar se houve estupro por parte de Neymar.

A delegada recebeu visitas de dois advogados do atleta entre segunda e terça. A expectativa é que Neymar seja ouvido até final da semana que vem quando ele estará com a seleção em São Paulo para estreia na Copa América. O Brasil enfrenta a Bolívia no dia 14, no Morumbi.

A delegada não revelou a data e se, de fato, poderá depor em São Paulo. 

"O inquérito esta em andamento, sob segredo, e vou ouvir as partes. Se ele preferir prestar depoimento em outro local, será feito por carta precatória. O Neymar pode vir de livre espontânea vontade", disse Bussacos.

A mulher que acusou Neymar também é aguardada pela delegada. Ela foi intimada a prestar novo depoimento. Bussacos confirmou a intimação nesta terça (4), mas não quis informar a data. A delegada disse, por volta das 17h30, que Neymar ainda não foi intimado.

Mais cedo, também nesta terça, às 13h45, o advogado André Filipe Tanabe, da equipe de defesa de Neymar, esteve na delegacia em Santo Amaro e conversou por 35 minutos com a delegada. Tanabe entrou e saiu com envelope branco e não quis conceder entrevistas. 

"Não posso comentar sobre a investigação, é um sigilo decretado pela polícia", disse Tanabe. Questionado se Neymar é inocente, respondeu: "certamente".
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.