Descrição de chapéu Copa do Mundo Feminina

Proibido no Brasil, futebol feminino já foi até atração de circo

Proibição instituída pelo governo de Getúlio Vargas durou de 1941 a 1979

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando o governo Getúlio Vargas proibiu a prática do futebol feminino em 1941, o esporte, que chegou aos jornais e passou a suscitar o debate sobre sua legitimidade, foi vítima da sua própria popularidade.

Antes disso, porém, não era visto de forma menos marginalizada. No início do século passado, o futebol jogado por mulheres era considerado bizarro a ponto de ser apresentado como atração de circo.

Erika comemora com Marta gol do Brasil sobre a Guiné Equatorial no Mundial de 2011
Erika comemora com Marta gol do Brasil sobre a Guiné Equatorial no Mundial de 2011 - Kai Pfaffenbach/Reuters

Fundado em 1913, em Curitiba, o Circo Nerino percorreu o país por 52 anos. Armandine Avanzi, esposa de Nerino Avanzi, o Palhaço Picolino, era uma das atrizes do número "Futebol Feminino", que também contava com sua irmã, Myris Fernandes.

Proibido, o jogo continuou sendo praticado por mulheres, só que de maneira clandestina ou em casos específicos, como uma partida beneficente em 1959 entre atrizes do teatro de revista. Até que o governo militar, em 1965, tornou a proibição expressa.

A abertura para o fim da proibição se iniciou na década seguinte, com a criação da Federação Internacional do Futebol Feminino, em 1970, ano também do primeiro torneio de seleções da modalidade.

 

A proibição ruiu de vez em 1979, quando a regra que impedia a prática do futebol feminino foi revogada pelo Conselho Nacional de Desportos.

A regulamentação da modalidade no Brasil, no entanto só seria realizada em 1983.

O regulamento, ainda assim, contava com determinações estranhas: partidas com duração de 70 minutos, com intervalo de 15 a 20 minutos; proibição de cobrança de ingresso para os jogos; e impedimento às jogadoras de trocar camisas com as adversárias após as partidas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.