Desde o início da Copa do Mundo da França, em 7 de junho, as seleções brasileiras feminina e masculina jogaram oito partidas somadas, todas exibidas pela TV Globo.
Foram quatro jogos de cada equipe nesse período, os do time masculino em amistoso e na Copa América. Dessas partidas, apenas uma das mulheres aparece entre as mais bem colocadas em termos de audiência.
O duelo que eliminou o Brasil do Mundial, iniciado às 16h do último domingo (23), contra a França, registrou 32 pontos de audiência em São Paulo (SP) e 30 no Rio de Janeiro (RJ), de acordo com dados enviados pela Rede Globo à Folha.
Os números superam a goleada de sábado (22) da seleção masculina, na Copa América, por 5 a 0 sobre o Peru, que rendeu à emissora 28 pontos na capital paulista e 25 na fluminense.
Se consideradas todas as oito partidas, a da eliminação das mulheres fica na terceira posição em audiência.
De acordo com o instituto Kantar IBOPE, que faz medições de audiência televisiva, um ponto na grande São Paulo equivale a 73.015 domicílios com TV, enquanto na grande Rio de Janeiro, 46.175.
Lidera o ranking o empate da seleção masculina em 0 a 0 contra a Venezuela (36 pontos em São Paulo e 35 no Rio). Logo atrás vem a vitória por 3 a 0 sobre a Bolívia (34 pontos em São Paulo e 33 no Rio), jogo de abertura da Copa América.
Dos 4 jogos masculinos, os 2 realizados em dias da semana (terça e sexta) foram disputados à noite. Os outros dois, realizados à tarde, foram no final de semana (domingo e sábado).
Já no feminino, três ocorreram durante a tarde e um de manhã no horário de Brasília, dois deles durante a semana (às 13h e às 16h).
As seleções masculina e feminina jogaram em um mesmo dia duas vezes. O amistoso dos homens contra Honduras aconteceu às 16h de um domingo (9) e marcou 26 pontos em São Paulo e 27 no Rio. Mais cedo naquele dia, às 10h30, a seleção feminina venceu a Jamaica por 3 a 0 com 19 pontos e 20, respectivamente.
Às 16h de uma terça-feira (18), a seleção brasileira feminina venceu a Itália por 1 a 0 e garantiu o terceiro lugar do Grupo C na Copa do Mundo, alcançando 22 e 24 pontos de audiência. Às 21h30 do mesmo dia, foi realizada a partida que lidera o ranking.
Nesta quarta-feira (26), a Fifa divulgou que a partida entre Holanda e Japão, nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina, rendeu mais audiência no país europeu que a final da Liga das Nações da Uefa, torneio masculino, que teve a presença da seleção holandesa.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.