Descrição de chapéu Copa América

Com decisões polêmicas do VAR a seu favor, Uruguai empata com o Japão

Times empataram em 2 a 2 na Arena do Grêmio pelo Grupo C da Copa América

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Se sentindo "em casa" pela proximidade do Rio Grande do Sul com Uruguai e pelo compartilhamento de hábitos como tomar mate e comer churrasco, a seleção uruguaia empatou com o Japão em 2 a 2, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, no segundo jogo da fase de grupos da Copa América.

O empate surpreendeu quem apostava no favoritismo da seleção celeste, que goleou o Equador por 4 a 0 na estreia, em Belo Horizonte, e enfrentava um Japão que foi derrotado pelo mesmo placar pelo Chile, em São Paulo.

Luis Suárez entre jogadores japoneses em Porto Alegre
Luis Suárez entre jogadores japoneses em Porto Alegre - Ueslei Marcelino/Reuters

Embora os gaúchos sejam, no geral, simpáticos aos uruguaios, a torcida brasileira vibrou também com as boas jogadas do Japão, que manteve o jogo equilibrado. 

Logo no primeiro minuto, Suárez quase abriu o placar e animou a torcida uruguaia. Mas quem marcou primeiro foi o Japão, com o gol de Koji Miyoshi, aos 24 minutos, em uma jogada armada com velocidade e pouca marcação dos uruguaios.

O técnico Óscar Tabarez não demorou a fazer mudanças na equipe. Aos 28 minutos, trocou Laxalt por Gonzalez Apud. 

O empate do Uruguai veio em um lance controverso. Em uma tentativa de finalização, Cavani chutou o pé do defensor japonês que tentou bloquear o chute. O árbitro chileno Andres Rojas foi chamado para revisão pelo VAR, o argentino Nestor Pitana, e anotou pênalti para os uruguaios, que Suarez converteu.

Logo depois, em lance do ataque japonês, Nakajima tentou drible em González e foi derrubado dentro da área. Dessa vez, porém, o árbitro de vídeo não indicou a revisão do lance para o juiz, que mandou o jogo seguir.

No segundo tempo, Japão novamente saiu na frente. Miyoshi marcou aos 13 minutos. Não demorou e a seleção celeste buscou mais uma vez o empate. Aos 20 min, Gimenez empatou a partida de cabeça.

Com o resultado, o Uruguai chega a quatro pontos, na liderança do Grupo C. O Japão, com um, está na terceira posição. As duas equipes voltam a campo na segunda (24), às 20h. Os uruguaios enfrentam o Chile e os japoneses o Equador.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.