Boxeador russo morre quatro dias após sofrer nocaute técnico

Maxim Dashev foi derrotado na última sexta (19) após jogar a toalha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na última sexta-feira (19), após 11º round, o pugilista russo Maxim Dadashev, 28, queria seguir na luta contra Subriel Matias. Seu técnico, no entanto, insistiu: “Você foi muito atingido, por favor, Max, me deixe fazer isso [jogar a toalha e por fim ao duelo]”.

O combate terminou com Dadashev derrotado por nocaute técnico. Fortemente golpeado durante os rounds, ele precisou de ajuda para deixar o ringue e foi levado ao Hospital Prince George, em Maryland. Quatro dias depois, nesta terça-feira (23), faleceu.

No hospital, o pugilista chegou a entrar em coma induzido e passou por uma cirurgia para retirar parte do osso de seu crânio, na tentativa de aliviar sua pressão cerebral.

Maxim Dadashev golpeia Antonio de Marco durante luta em outubro de 2008
Maxim Dadashev golpeia Antonio de Marco durante luta em outubro de 2008 - Steve Marcus - 20.out.2018 / AFP

A Federação Russa de Boxe confirmou em comunicado a sua morte “em decorrência das lesões” sofridas na disputa pela categoria super-leve, realizada no teatro MGM National Harbor, em Oxon Hill (Maryland, nos Estados Unidos).

Dadashev era visto como um nome promissor no esporte. Tinha, até a última sexta, 13 vitórias e 11 nocautes na carreira. Uma vitória na luta contra Matias lhe daria o direito a desafiar Josh Taylor, atual detentor do cinturão da categoria.

Sua esposa, Elizaveta Apushkina, que viajou até os Estados Unidos após seu marido ser hospitalizado, agradeceu a todos os que tomaram conta do pugilista. “Ele lutou até o final”, disse em comunicado emitido pelo hospital.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.