Descrição de chapéu Copa Libertadores

Campeão da América, Brasil tenta recorde em quartas da Libertadores

Com seis representantes nas oitavas, país pode superar melhor marca no torneio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Três equipes do Brasil entrarão em campo na noite desta quarta-feira (24) pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Elas são apenas metade dos representantes do país nessa fase da competição sul-americana, que pode ter as quartas de final com tom mais verde-amarelo de toda a sua história.

Campeão da Copa América no início do mês, o Brasil tenta estender seu domínio aos clubes. Para isso, tem seis times em seis diferentes confrontos do mata-mata continental, todos em busca de um caminho rumo a Santiago – palco da primeira decisão em jogo único do torneio, em 23 de novembro.

Até hoje, o máximo que o país emplacou nas quartas de final foram quatro representantes. Isso ocorreu nas edições de 2009 (Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e São Paulo), 2010 (Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo) e 2012 (Corinthians, Fluminense, Santos e Vasco).

O atacante Dudu durante partida contra o Godoy Cruz, na Libertadores
O atacante Dudu durante partida contra o Godoy Cruz, na Libertadores - Andres Larrovere/AFP

Na disputa atual, dois brasileiros ficaram pelo caminho. O São Paulo parou ainda na etapa preliminar, derrubado pelo argentino Talleres, da Argentina. O Atlético-MG caiu com péssima campanha no Grupo E, sendo eliminado antes mesmo da última rodada. Os demais, com maior ou menor grau de dificuldade, avançaram.

O Flamengo está na turma dos que sofreram. A equipe rubro-negra teve de segurar um 0 a 0 com o Peñarol, em Montevidéu, na jornada derradeira do Grupo D, para se classificar. Nesta quarta, às 21h30 (de Brasília), começará no Equador seu embate com o Emelec, sem os machucados Éverton Ribeiro e Vitinho.

“Fui contratado para encontrar soluções”, disse o recém-chegado treinador português Jorge Jesus, que poderá ter um rival do Brasil pela frente se triunfar. Seu possível adversário nas quartas de final sairá do duelo entre Internacional e Nacional-URU, disputa que terá início às 19h15, no Uruguai, e colocará Nico López em confronto com o clube que o formou.

“Ele está com tesão de enfrentar o Nacional, quer fazer gol”, disse o peruano Guerrero, que aposta na parceria com o uruguaio no ataque colorado. “A dupla que faço com o Nico tem sido importante. Ele é habilidoso, rápido, tem uma técnica incrível. Além de fazer os gols, dá assistências. Temos nos entrosado bem.”

Quem também entra em campo nesta quarta é o Athletico. Na Arena da Baixada, em Curitiba, a partir das 21h30, a formação rubro-negra vai rever o Boca Juniors, que foi um de seus oponentes no Grupo G, com uma vitória para cada lado (3 a 0 para os brasileiros no Brasil, 2 a 1 para os argentinos na Argentina).

“Para superá-los, a gente vai ter que fazer um fator local muito importante e vencer”, afirmou o técnico Tiago Nunes, ciente de que repetir o triunfo elástico da etapa anterior é difícil. “Eles têm toda a tradição em competições internacionais, são um time recheado de jogadores importantes, acostumados a esse tipo de duelo.”

Outros dois clubes brasileiros estão em disputa com argentinos nas oitavas. Cruzeiro e Palmeiras estrearam nessa fase na última terça, respectivamente com empate contra o River Plate e Godoy Cruz. Já o Grêmio jogará na quinta, às 21h30, em Porto Alegre, contra o paraguaio Libertad.

Veja onde assistir aos jogos de ida das oitavas de final:

Terça-feira (23)
19h15
River Plate 0x0 Cruzeiro
SporTV

21h30
Godoy Cruz 2x2 Palmeiras
Fox Sports

Quarta-feira (24)
19h15
Nacional-URU x Internacional
Fox Sports

21h30
Athletico-PR x Boca Juniors
SporTV

21h30
Emelec x Flamengo
Globo e Fox Sports

Quinta-feira (25)
21h30
Grêmio x Libertad
Facebook

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.