Descrição de chapéu Copa América

Com elite na Europa, Argentina sofre para achar técnico na era Messi

Lionel Scaloni tem futuro indefinido na seleção após queda para o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Desde que estreou na seleção principal argentina, em 2005, Lionel Messi foi comandado por nove treinadores diferentes. Se Lionel Scaloni cair após a eliminação para o Brasil na semifinal da Copa América, serão 10 em 14 anos. O Brasil teve seis no mesmo período.

Com contrato até dezembro, Scaloni tem como sombra o nome de Marcelo Gallardo, o técnico mais popular do futebol do país hoje em dia. A questão é se o campeão de duas Libertadores com o River Plate aceitaria deixar o clube.

Scaloni e Walter Samuel na derrota para o Brasil, pela semifinal da Copa América
Scaloni e Walter Samuel na derrota para o Brasil, pela semifinal da Copa América - Ueslei Marcelino/Reuters

Lionel Messi teve José Pekerman, Alfio Basile, Diego Maradona, Sergio Batista, Alejandro Sabella, Gerardo Martino, Edgardo Bauza, Jorge Sampaoli e Lionel Scaloni como técnicos.

“O período que mais fui feliz na seleção foi com Sabella”, admite o camisa 10, falando do período em que foi vice-campeão mundial e eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2014.

A Argentina tem treinadores que estão entre os mais importantes e cobiçados do futebol europeu, mas a AFA (Associação de Futebol Argentino) não consegue seduzi-los para dirigir a seleção. Diego Simeone já foi sondado duas vezes, mas preferiu continuar no Atlético de Madri (ESP). Questionado sobre o assunto, Mauricio Pocchetino disse desejar no futuro estar no time nacional. Mas não agora.

O cargo se tornou até um assunto para o presidente da República. Em visita à sede da Fifa, em Zurique, na semana passada, Mauricio Macri sugeriu que o escolhido para a seleção seja Gabriel Heinze, ex-zagueiro da seleção e hoje treinador do Vélez Sarsfield.

A derrota para o Brasil por 2 a 0 na última terça (2), no Mineirão, colocou em xeque a posição de Scaloni. Mas apesar do resultado negativo, foi a melhor partida da Argentina na Copa América. A equipe chutou mais ao gol que o adversário, criou mais chances e Messi fez sua melhor apresentação com a camisa alviceleste desde o confronto com o Equador, em 2017, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo. Mas não foi o suficiente para vencer.

“Minha permanência é o menos importante. Mostramos que existe um caminho e deixamos uma imagem de um futuro bom para esta seleção”, disse Scaloni após o jogo.

Foi a mensagem que Lionel Messi também tentou passar. Ele pediu que não se desfaça o trabalho iniciado e que as pessoas acreditem nos novos jogadores que apareceram no time nesta Copa América, como De Paul, Paredes e Lautaro Martínez.

No ano passado, Claudio Tapia, presidente da AFA, disse que o projeto com a seleção seria de longo prazo. Levaria uma década. Para ajudar Scaloni a carregar o peso de comandar a equipe, contratou Cesar Luis Menotti, treinador campeão do mundo em 1978, para ser o coordenador de seleções.

Não deu muito certo. Até a partida diante do Brasil, o futebol do time foi tão ruim que levou questionamentos até a Messi, que estava apagado na competição. Menotti recebeu críticas por ter ficado na Argentina enquanto a delegação disputava o torneio que poderia acabar com o jejum de 26 anos sem títulos.

 

Nomes de peso como Simeone e Pocchetino não se sentem atraídos pela possibilidade de comandar a seleção porque não confiam na AFA, que vive o que parece ser uma interminável instabilidade política. A parte financeira também não é das melhores. Mesmo desesperada para demitir Sampaoli depois da Copa do Mundo do ano passado, a associação não tinha dinheiro para pagar a multa rescisória de R$ 50 milhões. Teve de esperar que ele propusesse um acordo e deixasse o cargo por R$ 7,5 milhões.

A questão política também se coloca no meio do caminho de Gallardo para a seleção. Ele já disse não concordar com o estilo de trabalho da AFA e não mostrou grande empolgação com a possibilidade de deixar o clube onde será eternizado com uma estátua em frente ao estádio Monumental de Nuñez.

Gallardo não tem multa rescisória para sair do River, mas há também o componente da rivalidade com o Boca Juniors. O vice da Associação é Daniel Angelici, presidente do Boca. O presidente Claudio Tapia também é torcedor da equipe e dono de cadeira cativa no estádio de La Bombonera.

Com sinais inversos, é a repetição do que aconteceu no início do século. Carlos Bianchi ganhou três Libertadores e dois mundiais pelo Boca Juniors. Mas nunca dirigiu a seleção argentina.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.