Fifa confirma Mundial de Clubes no Qatar em dezembro

Campeão da Libertadores estreará no dia 17; final será no dia 21

São Paulo

A Fifa divulgou o calendário do Mundial de Clubes deste ano, a ser disputado no Qatar. A competição, que já conhece três de seus sete participantes, terá início no dia 11 de dezembro. A decisão, com a qual ainda sonham seis equipes brasileiras, será realizada em 21 de dezembro.

Estão classificados para o torneio o Liverpool, da Inglaterra, campeão europeu, o Hienghène Sport, da Nova Caledônia, campeão da Oceania, e o Monterrey, do México, campeão das Américas Central e do Norte. Ainda serão preenchidas as vagas da América do Sul, da África, da Ásia e do país-sede.

O Liverpool, campeão da Liga dos Campeões da Europa, está classificado ao Mundial - Paul Ellis - 14.abr.19/AFP

O campeão do Qatar é o Al Sadd, porém o posto de representante do país ainda não lhe está assegurado. Se o rival Al Duhail vencer a Liga dos Campeões da Ásia, será ele o time local na disputa. A vaga asiática, nesse caso, ficaria com o vice-campeão continental.

A posição do representante do Qatar e a do Hienghène Sport na chave já estão definidas: eles farão o jogo de abertura, em 11 de dezembro. O vencedor ainda precisará de mais um triunfo para avançar à semifinal, contra o Liverpool ou o campeão da Libertadores.

O sorteio que definirá os cruzamentos será realizado em 16 de setembro, na sede da Fifa, em Zurique. Já se sabe, porém, que o representante sul-americano jogará em 17 de dezembro. O Liverpool jogará no dia seguinte pela vaga na final.

Não havendo mudanças nos planos, será a penúltima disputa do Mundial no formato atual. A última será em 2020, também no Qatar. A partir de 2021, a Fifa pretende organizar uma competição com 24 clubes, realizada a quatro anos, sempre um antes da Copa do Mundo.

Confira o calendário do Mundial de Clubes de 2019:

Primeira fase
Jogo 1 – 11/12
Representante do Qatar x Hienghène Sport (Nova Caledônia)

Segunda fase
Jogo 2 – 14/12
Time A x Time B

Jogo 3 – 14/12
Time C x Time D

Disputa de quinto lugar
Jogo 4 – 17/12
Perdedor do Jogo 2 x Perdedor do Jogo 3

Semifinais
Jogo 5 – 17/12
Campeão da Libertadores x Vencedor do Jogo 2 ou Vencedor do Jogo 3

Jogo 6 – 18/12
Vencedor do Jogo 2 ou Vencedor do Jogo 3 x Liverpool

Disputa de terceiro lugar
Jogo 7 – 21/12
Perdedor do Jogo 5 x Perdedor do Jogo 6

Final
Jogo 8 – 21/12
Vencedor do Jogo 5 x Vencedor do Jogo 6

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.