Descrição de chapéu Copa América

Messi reclama de arbitragem e VAR em sua 9ª eliminação com a Argentina

Cobrado a ser campeão com a Argentina Messi disse que seguirá com a seleção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

​Lionel Messi não saiu calado, como aconteceu em outras eliminações argentinas. Ele reclamou da arbitragem na derrota por 2 a 0 para o Brasil, nesta terça (2), pela semifinal da Copa América. A maior queixa foi o árbitro ter negado à seleção um pênalti em jogada que, na sequência, aconteceu o segundo gol brasileiro, marcado por Roberto Firmino.

“Todas as idiotices foram marcadas a favor deles. Houve pênaltis bobos durante toda a Copa América e hoje não marcaram um em Otamendi. Nem sequer consultaram o VAR. É para analisar. Oxalá a Conmebol faça algo porque nós fizemos um sacrifício enorme”, disse o atacante, reclamando também de uma suposta influência do Brasil na Conmebol.

O argentino Lionel Messi reage durante a derrota de sua seleção para o Brasil nesta Copa América - Pedro Ugarte/AFP

O vice-presidente da entidade sul-americana é Claudio Tapia, presidente da AFA (Associação de Futebol Argentino).

A verborragia de Messi foi algo diferente do que foi visto em derrotas da Argentina em torneios anteriores. Nas concentrações de jornalistas na área de imprensa do Mineirão, onde aconteceu a partida contra o Brasil, ele parou quatro vezes para falar. Não repetiu a cena da última Copa América, em 2016, quando depois de errar na disputa de pênaltis e ver a equipe ser derrotada na final, disse que abandonaria a seleção.

Nesta terça, disse que vai continuar. Segue em sua busca pelo primeiro título pela seleção argentina. A próxima tentativa será em 2020, quando a Copa América será dividida por Argentina e Colômbia.

Lances contestados

  1. Brasil 2-0 Argentina

    Argentinos reclamaram que VAR não foi acionado em lance que Sergio Agüero teria sofrido pênalti de Daniel Alves. Na sequência, saiu o segundo gol brasileiro. Também contestam a não marcação de outro pênalti no fim da partida, também não revisado pelo árbitro de vídeo.

  2. Uruguai 0-0 Peru

    Uruguai teve três gols anulados na partida, Um deles, em que Cavani não parece estar impedido, foi cancelado com o uso do VAR. Jogadores uruguaios reclamaram muito após a eliminação nos pênaltis.

  3. Brasil 0-0 Venezuela

    Brasil teve dois gols anulados após consulta no VAR e jogadores brasileiros contestaram as duas marcações por impedimento.

“Vou estar ao lado dessa equipe. Se necessitarem da minha ajuda, estarei presente”, garantiu.

Foi a nona eliminação de Lionel Messi com a camisa da Argentina em fases de mata-mata. Aconteceu cinco vezes na Copa América e quatro na Copa do Mundo.

Em quatro delas chegou à decisão e perdeu. Por isso sua geração ficou conhecida como aquela que chegou perto, mas não venceu. Caiu diante da Alemanha na final do Mundial de 2014, para o Brasil na Copa América de 2007 e contra o Chile nos torneios continentais de 2015 e 2016.

Também foi eliminado pela Alemanha duas vezes nas quartas de final da Copa do Mundo (em 2006 e 2010). Perdeu nos pênaltis para o Uruguai nas quartas da Copa América de 2011, em casa. No ano passado, foi derrotado pela França nas oitavas de final do Mundial na Rússia.

Aos 32 anos, Messi sabe que as oportunidades estão se esgotando para ser campeão com a sua seleção e dar um fim às cobranças.

“Jogamos bem [contra o Brasil] e não merecíamos perder. Eles fizeram o primeiro gol quando éramos melhores em campo. Tivemos bola na trave, desperdiçamos chances… Mas é um novo time e um novo ciclo que está começando”, comentou.

A primeira questão a ser resolvida será o futuro do técnico Lionel Scaloni. O camisa dez deixou subentendido apoiar a continuidade da atual comissão técnica e na AFA atual, a oposição do principal jogador tem peso.

Veja abaixo as eliminações da Argentina com Lionel Messi

30.jun.2006 – Alemanha 1-1 Argentina (Copa do Mundo)
Messi era reserva, mas fez o seu primeiro gol em Copa do Mundo na goleada sobre a Sérvia. Argentina caiu diante dos alemães nos pênaltis.

15.jul.2007 – Brasil 3-0 Argentina (Copa América)
O atacante ainda não era o principal jogador da seleção, mas fez parte da equipe que perdeu a final para a seleção brasileira.

3.jul.2010 – Alemanha 4-0 Argentina (Copa do Mundo)
Já como melhor jogador do mundo e comandado por Maradona, Messi teve Mundial apagado e não evitou a queda nas quartas de final.

16.jul.2011 – Argentina 1-1 Uruguai (Copa América)
Com a Copa América disputada na Argentina, Messi era visto como o jogador que levaria a seleção ao título. Mas a eliminação aconteceu nos pênaltis, nas quartas de final.

13.jul.2014 – Alemanha 1-0 Argentina (Copa do Mundo)
A derrota mais dolorosa da carreira de Messi foi na final do Mundial, no Maracanã.

3.jul.2015 – Chile 0-0 Argentina (Copa América)
Argentina perdeu a segunda final em dois anos, mas foi batida apenas nos pênaltis pelo Chile.

26.jun.2016 – Argentina 0-0 Chile (Copa América)
Mesmo torneio e mesmo fim: queda nos pênaltis na decisão. Messi errou uma cobrança e disse que abandonaria a seleção. Não cumpriu.

30.jun.2018 – França 4-3 Argentina (Copa do Mundo)
A eliminação mais precoce da Argentina com Messi aconteceu nas oitavas de final do Mundial contra a equipe que semanas depois seria campeã da Copa na Rússia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.