Nadadores do Brasil levam prata e bronze nos 50 m peito no mundial

Felipe Lima e João Gomes Júnior fazem dobradinha na Coreia do Sul

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pela primeira vez na história o Brasil tem dois atletas subindo ao pódio em um Mundial de Natação. Na prova dos 50 m peito, Felipe Lima, 34, e João Gomes, 33, conquistaram prata e o bronze, respectivamente, nesta quarta-feira (24), na competição disputada em Gwangju, na Coreia do Sul.

Com tempos de 26s66 e 26s69, eles ficaram atrás apenas do britânico Adam Peaty, 24, considerado um dos maiores nomes da natação atual. Para faturar o ouro, ele fez a marca de 26s06. A categoria não é realizada nos Jogos Olímpicos —quando há somente provas de 100 m e 200 m peito.

Felipe Lima (esq.) e Joao Gomes (dir.) celebram as medalhas conquistadas em Gwangju, na Coreia do Sul
Felipe Lima (esq.) e Joao Gomes (dir.) celebram as medalhas conquistadas em Gwangju, na Coreia do Sul - Olif Scarff - 24.jul.2019/AFP

Agora, o Brasil soma cinco medalhas medalhas neste Mundial de Esportes Aquáticos. Nas piscinas, a primeira delas foi conquistada com Nicholas Santos, 39, na última segunda-feira. Atleta mais velho da competição, ele ficou com o bronze nos 50 m borboleta nesta segunda-feira (22) ao terminar a prova em 22s79.

Na maratona aquática, o país também levou dois ouros com Ana Marcela Cunha, 27, nas provas dos 5 km e dos 25 km. Ela é a maior medalhista em mundiais na história das provas em águas abertas.

A grande decepção até agora foi no revezamento 4 x 100 m livre. O time masculino ficou com a sexta colocação ao terminar a prova em 3min11s99 e frustrou a alta expectativa criara após a segunda colocação no mundial de 2017 em Budapeste, na Hungria. Antes da estreia na competição, a suspensão do titular Gabriel Santos, 23, flagrado no antidoping pelo uso de clostebol, forçou uma mudança na escalação ideal, que também conta com Marcelo Chierighini, 28, Pedro Spajari, 22, e Breno Correia, 20.

Ao todo, o Brasil soma 43 medalhas em mundiais: nas piscinas são nove ouros, oito pratas e oito bronzes; nas águas abertas, são seis ouros, três pratas e sete bronzes.

Erramos: o texto foi alterado

Jogos Olímpicos não têm a disputa dos 50 m nado borboleta nem a dos 50 m peito, prova que teve dois brasileiros no pódio do Mundial. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.