Descrição de chapéu Pan-2019

Pan começa com protagonismo feminino nas medalhas brasileiras

Mulheres conquistam 5 das 8 medalhas do Brasil neste sábado (27)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima (Peru)

Os resultados do primeiro dia com disputa de medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima mostram que o protagonismo deste início de evento é mesmo das mulheres.

Após as velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze tornarem-se as primeiras a levarem a bandeira do Brasil na cerimônia de abertura do Pan, nesta sexta (26), o sábado foi marcado por conquistas femininas.

As primeiras medalhas brasileiras no Peru vieram em uma dobradinha das triatletas Luisa Baptista (ouro) e Vittoria Lopes (prata).

Luisa Baptista (e) faturou o ouro no triatlon feminino e Vittoria Lopes ficou com a prata
Luisa Baptista (esq) faturou o ouro no triatlon feminino e Vittoria Lopes ficou com a prata - Wander Roberto/COB

Luisa, natural de Araras (SP), tem 25 anos e havia sido bicampeã do campeonato pan-americano em 2016 e 2018.

Já a cearense Vittoria, 23, obteve bons resultados no ano passado, com a segunda colocação no Mundial Militar e a medalha de ouro na prova de revezamento misto dos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba. Luisa também participou dessa conquista.

A terceira medalha, novamente dourada, saiu com a carioca Bruna Wurts, 18, na patinação artística. Ela conseguiu reverter a desvantagem que tinha para a patinadora argentina Giselle Soller e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Bruna Wurts, ouro na patinação artística feminina nos Jogos Pan-Americanos Lima, em 2019
Bruna Wurts, ouro na patinação artística feminina nos Jogos Pan-Americanos Lima, em 2019 - Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br

A mais experiente lutadora do taekwondo brasileiro, Talisca Reis, 28, igualou o melhor resultado feminino do Brasil em Jogos Pan-Americanos ao conquistar a prata na categoria até 49 kg. Assim como Talisca, Natália Falavigna, hoje chefe da delegação, ficou no segundo lugar do pódio em 2007, no Rio.

Outro resultado relevante foi o de Iêda Guimarães, 18, no pentatlo moderno. Ela terminou na quarta posição e garantiu vaga na Olimpíada de Tóquio.

Quem encerrou o dia de competições com mais uma medalha de bronze foram as ginastas brasileiras, na prova por equipes. Com a ausência de Jade Barbosa, lesionada, que esteve com o grupo mas não se apresentou, a formação do país teve Flavia Saraiva, 19, Thaís Fidélis, 18, Carolyne Pedro, 19, e Lorrane Oliveira, 21.

Como era esperado, o Brasil terminou atrás dos EUA e do Canadá, mas fez o suficiente para subir ao pódio.

No masculino, Gustavo Casado conquistou o bronze na patinação artística e Manoel Messias, a prata no triatlo. O taekwondo ainda deu mais um bronze, para Paulo Ricardo, na categoria até 58 kg.

Ao ser escolhida como uma das porta-bandeiras, Kahena fez uma projeção ambiciosa para a participação feminina no Pan. "Quem sabe a gente possa até ter mais medalhas de mulheres do que de homens, já que o número de participantes é quase igual", disse na quinta (25).

Essa será a edição com a maior proporção de mulheres na delegação nacional. Representarão o país no Peru 248 homens e 235 mulheres. Até agora, a vontade de Kahena vem sendo respeitada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.