Descrição de chapéu Pan-2019

Do hospital, cavaleiro vibra com medalha no Pan após queda assustadora

Ruy Fonseca faz parte do time que conquistou vaga olímpica no hipismo CCE

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima

Do quarto de um hospital de Lima após sofrer uma queda no sábado (3), o cavaleiro Ruy Fonseca, 46, torceu para seus companheiros na equipe brasileira, que fechou o concurso completo de equitação (CCE) com a medalha de prata e obteve a vaga na Olimpíada de Tóquio-2020.

Sem a presença de Ruy, que fraturou o braço esquerdo e três costelas após seu cavalo, Ballypatrick SRS, tropeçar em um obstáculo no cross country, os conjuntos Rafael Losano/Fuiloda G, Carlos Parro/Quaikin Qurious e Marcelo Tosi/Starbucks mantiveram a vantagem do país sobre o Canadá e garantiram o segundo lugar, atrás dos EUA.

"Posso dizer que foi uma das quedas mais assustadoras que eu já tive. A gente já teve outras, mas essa ocorreu num momento de muita importância para a equipe. Mas graças a Deus está tudo bem comigo, é tudo consertável", ele disse à Folha após a confirmação do resultado.

 Rafael Losano, Carlos Parro e Marcelo Tosi vencem medalha de prata no concurso completo de equitação (CCE)
Rafael Losano, Carlos Parro e Marcelo Tosi conquistam medalha de prata no concurso completo de equitação (CCE) - Divulgação/CBH

A medalha de prata e o boneco de cerâmica da mascote do evento, presente destinado aos medalhistas do Pan, serão levados a ele no hospital por Judie Purgly, chefe da equipe brasileira em Lima. De acordo com ela, que o conhece há muitos anos, Ruy "com certeza vai chorar".

Segundo comunicado divulgado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) neste domingo, ele seguirá mais 24 horas em observação. "Ruy está estável e não apresenta nenhum risco, mas o protocolo pede que se mantenha em monitoramento por conta de contusão pulmonar causada pelo trauma em seu tórax", afirmou o comitê.

Os médicos aguardam a liberação clínica do cavaleiro para determinar se a cirurgia será feita em Lima ou no Brasil.

"Estou feliz pelos meus companheiros de equipe e pela qualificação. Com todas as dificuldades que passamos para chegar até aqui, nosso desempenho mostra que o esporte está crescendo. Amanhã já vamos focar em Tóquio e se Deus quiser logo logo vou estar de volta às pistas", disse ​Ruy.

Medalha e mascote que será entregue a Ruy Fonseca, que está hospitalizado
Medalha e mascote que serão entregues a Ruy Fonseca, que está hospitalizado - Folhapress

No individual, Carlos Parro ficou com a medalha de bronze após zerar o percurso de saltos neste domingo. Ruy havia conquistado a mesma medalha em Toronto-2015.

"Sabíamos que seria bem complicado, mas nossos cavaleiros se superaram. Foram de uma garra e uma determinação especiais. Conseguimos um resultado que é muito importante para a evolução do nosso esporte. Foi uma hora de superação de todos, e a resposta veio além do que a gente esperava. Por tudo isso, a medalha tem ainda mais valor", afirmou o técnico do time, Ademir Oliveira.

Com a ausência de Ruy, o Brasil contava com apenas três conjuntos na disputa e não podia descartar nenhuma nota, o que aumentou a pressão sobre os outros integrantes.

"Isso é parte do nosso esporte. Não queremos que aconteça, mas somos profissionais, temos que levantar a cabeça e ir para a próxima. Sempre me senti pronto e sabia que podia representar o Brasil de uma ótima forma", afirmou com leve sotaque britânico Rafael Lozano, 21, o mais novo da equipe e que mora na Inglaterra há cinco anos.

O país já tinha conseguido a vaga olímpica no hipismo adestramento, mesmo com a medalha de bronze (os EUA já estavam classificados e não concorriam por ela).

Com o time dos saltos, formado por Eduardo Menezes/H5 Chaganus, Luiz Felipe de Azevedo Filho/Hermes Van de Vrombautshoeve, Marlon Modolo Zanotelli/Sirene de La Motte, Pedro Veniss/Quabri de L’Isle e Rodrigo Lambre/Chacciama, o país fecha as disputas hípicas no Pan de Lima e busca sua terceira vaga olímpica a partir de terça (6).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.