Brasil termina Parapan em 1º lugar e faz a melhor campanha da história

Atletas brasileiros conquistaram 124 ouros, 99 pratas e 85 bronzes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lima (Peru)

A delegação do Brasil terminou os Jogos Parapan-Americanos de Lima com o primeiro lugar no quadro de medalhas e a melhor campanha de um país na história da competição.

Nos jogos, encerrados neste domingo (1º), o país conquistou um total de 308 medalhas, sendo 124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze. Foi superior à melhor campanha feita até então, do México, em 1999, que havia conseguido 307 láureas —121 ouros, 105 pratas e 81 bronzes.

Brasileiras Beatriz Carneiro, Debora Carneiro e Ana Soares de Oliveira festejam em prova do do Parapan-Americano de Lima
As brasileiras Beatriz Carneiro, Debora Carneiro e Ana Soares de Oliveira comemoram prova do Parapan-Americano de Lima - Mariana Bazo - 30.ago.2019/Xinhua

Lima foi a sexta edição dos jogos Parapan-Americanos e a quarta vez que o Brasil fica em primeiro lugar no quadro de medalhas —as outras conquistas foram em Toronto-2015, Guadalajara-2011 e Rio-2007.

Nesta edição, a delegação dos Estados Unidos ficou com o segundo lugar na disputa entre os países, com 58 medalhas de ouro e 185 no total. Em terceiro veio o México, com 158 medalhas, sendo 55 de ouro.

Na sexta-feira (30), o Brasil tinha conquistado 15 medalhas de ouro, incluindo a do futebol 5, com uma vitória de 2 a 0 sobre a Argentina. A seleção brasileira conquista o ouro nesta modalidade desde o Pan de 1999.

Neste domingo (1º), o país encerrou a sua participação com mais 4 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze, conquistadas nas competições de bocha, ciclismo e badminton. A última medalha do Brasil foi de ouro, no ciclismo de estrada, com Lauro Chaman.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.