Descrição de chapéu Pan-2019

Brasileiro supera filha de Steve Jobs e leva ouro no hipismo

Marlon Zanotelli venceu na prova individual de saltos nos Jogos Pan-Americanos

Daniel E. de Castro
Lima (Peru)

A ‚Äúmelhor semana da vida‚ÄĚ do brasileiro Marlon Zanotelli, 31, foi encerrada com uma medalha de ouro na prova individual de saltos do hipismo nos Jogos Pan-Americanos de Lima, nesta sexta-feira (9). Na quarta (7), ele j√° havia ficado na primeira posi√ß√£o por equipes, quando o pa√≠s garantiu vaga na Olimp√≠ada de T√≥quio-2020.

Marlon nasceu em Imperatriz, no Maranh√£o, e come√ßou a montar aos quatro anos por influ√™ncia da fam√≠lia. O av√ī, militar, era de uma cavalaria do Rio Grande do Sul. J√° o pai tornou-se instrutor e dirigente de uma escola de equita√ß√£o em S√£o Lu√≠s, capital de um estado sem grande tradi√ß√£o no hipismo.

A fam√≠lia mudou-se para o Rio de Janeiro e depois para o Cear√°, mas as dist√Ęncias para os grandes centros do esporte no Brasil continuaram longas.

Marlon Zanotelli conquistou mais uma medalha para o Brasil no hipismo: levou o ouro nos saltos individuais
Marlon Zanotelli conquistou mais uma medalha para o Brasil no hipismo: levou o ouro nos saltos individuais - Alexandre Castello Branco/COB

‚ÄúDevo a medalha ao meu pai, que batalhou junto com a minha m√£e para que a gente fosse sempre aos eventos, dirigindo de carro por quatro dias at√© S√£o Paulo ou vendendo o carro para comprar passagem e eu poder saltar num campeonato sul-americano. Eles passaram dificuldades para que isso acontecesse e hoje colhemos os frutos‚ÄĚ, disse.

Ao ver que se destacava na modalidade, Marlon investiu na carreira. Aprendeu ingl√™s, se formou em marketing e com 20 anos foi estagiar na B√©lgica. L√°, acompanhou o dia a dia de seus √≠dolos Rodrigo Pessoa, Doda Miranda e Pedro Veniss, este √ļltimo seu companheiro de equipe no Pan.

‚ÄúSou o melhor exemplo de que n√£o precisa de dinheiro para chegar. Sou de uma fam√≠lia normal que batalhou muito. Voc√™ tem que se preparar para estar pronto quando a oportunidade aparecer‚ÄĚ, afirmou ele, que precisou insistir para conseguir um lugar de destaque na modalidade.

‚ÄúEm v√°rios momentos estive na d√ļvida se conseguiria ser um cavaleiro internacional. Estive na Europa e voltei para o pa√≠s praticamente desistindo de um retorno para l√°, porque achava que n√£o iria conseguir chegar. Hoje gra√ßas a Deus consegui tirar esse peso dos ombros‚ÄĚ, disse.

 

Marlon, que monta Sirene de La Motte, tem hoje seu pr√≥prio centro de treinamento, em Bree, na B√©lgica, junto com a sueca Angelica Augustsson, sua esposa e tamb√©m amazona.

O ouro dele foi obtido numa prova em que tamb√©m esteve presente Eve Jobs, 21. Filha do fundador da AppleSteve Jobs, ela conquistou uma medalha de bronze por equipes nos saltos e esteve perto de subir ao p√≥dio de novo nesta sexta (9), ap√≥s zerar o primeiro percurso.

Uma sequ√™ncia de erros, por√©m, fez com que a jovem terminasse na quinta posi√ß√£o. Eve sai do Pan de Lima, sua primeira grande competi√ß√£o de hipismo pela sele√ß√£o dos Estados Unidos, com outro objetivo em mente: estar na Olimp√≠ada de T√≥quio-2020.

"√Č uma honra representar o pa√≠s. N√≥s somos um grande time e foi uma alegria estar aqui. Buscar uma boa pontua√ß√£o pelo pa√≠s √© uma press√£o, mas isso torna mais emocionante", disse.

Eve Jobs durante prova do salto por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima
Eve Jobs durante prova do salto por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Lima - LUKA GONZALES/AFP

A jovem começou a montar aos seis anos e atualmente pratica numa fazenda da família em Wellington, vilarejo na Flórida conhecido por sua tradição equestre.

Segundo informa√ß√Ķes da ag√™ncia de not√≠cias AFP, a propriedade com um est√°bulo para 20 cavalos e um circuito completo de saltos foi comprada pela m√£e da atleta, Laurene Powell, em 2016, por mais de US$ 15 milh√Ķes.

Há dois anos, a atleta compete com a égua Venue D'Fees Des Hazalles. "Ela elevou meu nível no esporte e me dá muita confiança. Devo todos os resultados que consegui a ela e estou muito orgulhosa da parceria que nós temos", afirmou.

Powell, presidente da institui√ß√£o filantr√≥pica Emerson College, foi casada com Jobs por 20 anos, de 1991 a 2011, at√© a morte do criador da Apple em decorr√™ncia de um c√Ęncer de p√Ęncreas.

 

Além de já ter uma carreira promissora no hipismo, Eve estuda na universidade Stanford, a mesma em que seus pais se conheceram.

No seu perfil no Instagram, seguido por 125 mil pessoas, n√£o h√° nenhuma foto com Steve, sobre quem ela n√£o fala em entrevistas, segundo a assessoria de imprensa do time americano.

Não há relatos detalhados sobre a relação de ambos. Na biografia do executivo, o jornalista americano Walter Isaacson descreve Eve como uma jovem de caráter forte e enérgica, que sabe conviver com o fato de ser filha de uma personalidade como Jobs.

Com a meta de estar em Tóquio-2020 estabelecida, a missão da jovem será mostrar esses atributos também na sua carreira de atleta.

Tópicos relacionados

Coment√°rios

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.