Comitê olímpico dos EUA repreende atletas após ato contra Trump

Carta a medalhistas do Pan manda recado a outros esportistas do país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em uma mensagem endereçada aos dois atletas que protestaram contra o presidente Donald Trump durante o pódio dos Jogos Pan-Americanos de Lima, Race Imboden e Gwen Berry, o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC) repreendeu qualquer manifestação política de esportistas que estejam defendendo o país em Jogos.

A carta, revelada pela agência de notícias Associated Press (AP) e assinada pela diretora executiva do órgão, Sarah Hirshland, não só prevê 12 meses de punição para cada um, mas também diz que "é importante para mim, daqui para frente, deixar claro que apenas reprovar atitudes de outros atletas em situações semelhantes é insuficiente".

Apesar de citar os 12 meses, a AP não explicita qual seria a punição aplicada a Imboden e Berry.

Gwen Berry, medalhista de ouro no lançamento de martelo do Pan-2019, ergue o punho fechado durante execução do hino nacional dos Estados Unidos
Gwen Berry, medalhista de ouro no lançamento de martelo do Pan-2019, ergue o punho fechado durante execução do hino nacional dos Estados Unidos - Claudio Cruz - 10.ago.2019/Lima 2019/AFP

​Race Imboden, esgrimista, se ajoelhou durante o hino nacional no pódio de Lima. Depois, em suas redes sociais, ele disse que o protesto era contra os problemas que o país enfrentava. "Racismo, controle de armas, maus tratos a imigrantes e um presidente que espalha ódio estão no topo de uma longa lista", escreveu na ocasião.

Gwen Berry, lançadora de martelo e medalhista de ouro assim como Imboden, ergueu seu punho fechado durante o hino, alusão ao gesto de John Carlos e Tommie Smith nos Jogos de 1968, que homenagearam o movimento dos Panteras Negras com a saudação black power.

Na última quarta-feira (20), um dia após ter recebido a carta, Berry postou uma foto dizendo que "se nada é dito, nada será feito, e nada irá melhorar, e nada irá mudar".

Em geral cabe ao Comitê Olímpico Internacional punir atletas que quebrem as regras que proíbem protestos políticos nos Jogos, mas as federações nacionais também podem tomar suas próprias atitudes.

"Em conjunto [com atletas e órgãos nacionais e governamentais], estamos comprometidos a definir explicitamente quais serão as consequências para membros da delegação dos EUA que protestarem em futuros Jogos", completa a carta enviada pelo comitê do país.

Nenhum dos dois atletas respondeu ao recado. Segundo a AP, eles entraram em contato com o veículo para a divulgação da mensagem, inicialmente privada.

A Olimpíada de Tóquio, em 2020, ocorrerá em meio à campanha presidencial dos Estados Unidos, em que o presidente Donald Trump deve concorrer à reeleição.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.