Portuguesa retruca ministro após piada sobre tamanho da torcida

Titular da Educação ironizou clube ao criticar manifestação contra o governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao publicar uma foto aérea da região do Masp, na Avenida Paulista, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, usou a Portuguesa, tradicional time paulistano, para ironizar as manifestações desta terça-feira (13) contra as novas políticas educacionais e os cortes nas universidades federais.

"Após 46 anos, a Portuguesa Futebol Clube finalmente voltou a ser Campeã Paulista. A Leões da Fabulosa levou todos os torcedores do time do Canindé para comemorar na Av. Paulista", disse em uma postagem no Twitter.

O clube, que completa 99 anos nesta quarta-feira (14), respondeu dizendo que o ministro deveria se ocupar com outros temas e não "fazer chacota com o sentimento de milhares de torcedores".

"Aliás, o nome da Lusa é Associação Portuguesa de Desportos", finaliza o clube, também no Twitter.

Próxima de seu centenário, a Portuguesa passa pela maior crise de sua história. Seu estádio, o Canindé citado por Weintraub, está em leilão para pagamento de uma dívida de R$ 3,7 milhões com um empresário. A torcida pede o tombamento da construção, que tem sido usada para eventos, de shows a cultos evangélicos.

Atualmente, a equipe sequer está classificada para a Série D do Campeonato Brasileiro. Disputa a Copa Paulista, torneio regional, mas sem chances de conquistar, nesta temporada, uma vaga em torneios de nível nacional.

Na terça-feira, diversos atos contra a política educacional do governo Jair Bolsonaro (PSL) e os cortes recentes na Educação reuniram milhares de pessoas pelo país. Houve manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife, entre outras cidades.

 

Outro alvo dos manifestantes foi a reforma da Previdência, aprovada recentemente pela Câmara.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.