Na grama, Athletico tenta confirmar vantagem sobre o Inter

Clubes do Sul decidem título da Copa do Brasil em Porto Alegre

São Paulo

Vitorioso no primeiro jogo da final Copa do Brasil, o Athletico-PR tenta defender a vantagem obtida na grama sintética da Arena da Baixada contra o Internacional, nesta quarta-feira (18), às 21h30, no Beira-Rio — com transmissão para todo o país na TV Globo

Um empate basta para os paranaenses saírem de Porto Alegre com o troféu inédito para a equipe. Derrotado por 1 a 0 no primeiro jogo, o clube gaúcho precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para garantir o título. Vitória do Inter com um gol de vantagem leva o jogo para a decisão na disputa de pênaltis.

A favor do Inter pesa o histórico de desempenho dos atleticanos fora de casa. O time perdeu 12 das 17 partidas que fez como visitante neste ano. Foram derrotas em 71% dos jogos realizados longe da Arena da Baixada.

O estádio do Beira-Rio antes da partida de quartas de final da Copa Libertadores entre Internacional e Flamengo
O estádio do Beira-Rio antes da partida de quartas de final da Copa Libertadores entre Internacional e Flamengo - Diego Vara - 28.ago.2019/REUTERS

O desempenho é bem pior do que a média nas competições nacionais. Em comparação, no Brasileiro o mandante venceu 51% dos jogos nas 19 rodadas até aqui. Na Copa do Brasil, torneio no qual a primeira fase é marcada por duelos entre times de divisões distintas, o retrospecto é melhor para os visitantes: os donos de casa venceram 44% dos jogos.

O desempenho dos paranaenses quando saem de Curitiba contrasta com o aproveitamento na Arena da Baixada. Foram 12 vitórias, quatro derrotas e 1 empate. Único com grama sintética na Série A do Brasileiro, o estádio virou uma arma da equipe e fonte de queixa de rivais. 

"É difícil jogar aqui. Eu tentei bater muito, controlava a bola e queria chutar, mas a bola quica muito e levanta, e para cair de novo demora muito. É complicado esse campo", afirmou Guerrero, atacante do Inter, na última quarta (11). "Mas, em casa a gente resolve”.

O time comandado por Odair Helmann está invicto no Beira-Rio, considerando Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. São 14 vitórias em 18 jogos diante de sua torcida.

As únicas duas derrotas do Inter em casa aconteceram ainda no Campeonato Gaúcho, contra Pelotas e Novo Hamburgo, respectivamente em janeiro e março de 2019.

Na Copa do Brasil, se o Internacional tem 100% de aproveitamento em Porto Alegre, com sete gols marcados e apenas um sofrido.

Para a partida decisiva no Beira-Rio, a torcida do Internacional esgotou os ingressos disponíveis já no último sábado (14), e a expectativa do clube é de público recorde no ano, com mais de 50 mil presentes nas arquibancadas. O clube gaúcho não vence um torneio nacional desde 1992, quando ganhou a Copa do Brasil.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.