Na Sul-Americana, Corinthians busca placar que obteve 3 vezes no ano

Equipe de Fábio Carille precisa reverter no Equador 2 a 0 sofrido em casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Para passar pelo Independiente Del Valle (EQU) nesta quarta-feira (24), às 21h30, e chegar à decisão da Copa Sul-Americana sem a necessidade de disputa por pênaltis, o Corinthians precisa de uma vitória com placar que só conseguiu em 5% das partidas que fez nesta temporada.

O time de Fábio Carille foi derrotado no duelo de ida, em Itaquera, por 2 a 0. Dessa forma, tem de ganhar por 3 a 0 ou por dois gols de diferença (a partir de 3 a 1) para ficar com a vaga. Na segunda hipótese, seria beneficiado pelo gol como visitante.

Fábio Carille, técnico do Corinthians
Fábio Carille, técnico do Corinthians - REUTERS

Ao longo deste ano, isso aconteceu em 3 dos 55 jogos disputados pela equipe do Parque São Jorge. Duas das vezes ocorreram na Copa do Brasil, quando o time venceu o Avenida por 4 a 2 e o Ceará por 3 a 1. A mais recente ocorreu diante do Fortaleza, 3 a 1 pelo Campeonato Brasileiro.

Em outras sete oportunidades, o Corinthians ganhou por 2 a 0, placar que se repetido nesta quarta levará a disputa para os pênaltis.

Na comparação com os três outros grandes do estado, o time alvinegro é o terceiro que mais vezes conseguiu ganhar uma partida com dois ou mais gols de diferença na temporada: 10 no total.

Em números totais, o Palmeiras lidera essa estatística, com 14 vitórias com essa margem, seguido do Santos, com 13. O São Paulo teve apenas 5 triunfos com mais de um gol de diferença.

Com a necessidade de marcar fora de casa, os corintianos devem fazer pressão no início da partida. "Precisamos fazer o primeiro e jogar a pressão para eles", disse o atacante Clayson, 24, antes de admitir que a situação não é fácil. "Sendo honesto, é difícil, mas dá. Não podemos nos jogar de qualquer maneira."

No jogo de ida, mais do que a diferença no placar, a postura dos corintianos foi bastante criticada pela torcida. Na entrevista após o duelo, Carille afirmou que faltou experiência a seus jogadores. A declaração não foi bem digerida pelos atletas, embora eles reconheçam que o time foi dominado.

"Nós marcamos o tempo todo lá em cima. Talvez tenha sido não um erro, mas caímos na armadilha porque eles estavam preparados. Comissão monta [a estratégia] e a gente executa", disse Clayson.

A bronca maior dos jogadores com o treinador se deve ao fato de que, somando suas três passagens pelo Parque São Jorge, o técnico alvinegro tem 88% de aproveitamento em confrontos de mata-mata, com 23 classificações em 26 duelos.

No elenco atual, sete jogadores estão no Corinthians desde a primeira conquista do treinador, no Campeonato Paulista de 2017. Além do Campeonato Brasileiro daquele ano, o time venceu mais duas vezes o Estadual, o que coloca em dúvida a tese de que faltou experiência.

"A gente acaba ficando um pouco chateado", afirmou Pedrinho, 21, sobre a declaração do comandante. O meia é um dos que fizeram parte de todas as conquistas de Carille.

O técnico ainda está em busca de seu primeiro título internacional. Pelo Corinthians, ele já disputou duas vezes a Copa Sul-Americana, em 2017 e na atual edição, e fez parte da campanha da Libertadores de 2018, quando deixou a equipe rumo ao futebol da Arábia Saudita antes do fim da primeira fase.

O time do Parque São Jorge também tenta chegar pela primeira vez à decisão do segundo torneio de clubes mais importante do continente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.