Descrição de chapéu Copa Libertadores

Flamengo domina ações, mas Grêmio busca empate na Libertadores

Cariocas tiveram gols anulados pelo VAR no jogo de ida das semis, que terminou 1 a 1

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Grêmio e Flamengo empataram no jogo de ida do confronto brasileiro da semifinal da Copa Libertadores. Nesta quarta-feira (2), em Porto Alegre, os flamenguistas saíram na frente com Bruno Henrique, mas Pepê anotou o gol gremista.

O duelo de volta entre as equipes acontecerá no próximo dia 23, no Maracanã, e definirá o representante do país na final do torneio continental. Boca Juniors e River Plate, adversários na outra semifinal, decidem no dia 22 o argentino que vai à decisão da competição.

Galhardo, do Grêmio, vai ao chão em disputa com Filipe Luís, do Flamengo - Sergio Moraes/Reuters

Para conseguir abrir o placar, o Flamengo precisou marcar três vezes na Arena do Grêmio. Isso porque o VAR entrou em ação para anular dois deles anotados ainda na etapa inicial. Árbitro da partida, o argentino Nestor Pitana foi o primeiro a apitar uma final de Copa do Mundo com o auxílio da tecnologia, na vitória da França sobre a Croácia no Mundial da Rússia, em 2018.

Nesta quarta, Pitana foi ao monitor para visualizar falta de Gabriel em Kannemann na origem da jogada que terminou com o chute de Éverton Ribeiro na rede tricolor, após rebatida de soco do goleiro Paulo Victor.

Logo na sequência, Gabriel recebeu na área e finalizou em cima de Paulo Victor, que não conseguiu espalmar e desviou para dentro. O árbitro foi avisado pela cabine de que houve impedimento na jogada, para delírio gremista, que comemorou as correções como se fossem gols.

Apesar de anuladas, essas duas chegadas flamenguistas que terminaram no fundo da rede de Paulo Victor serviram de ilustração para o que foi a primeira etapa em Porto Alegre.

Mesmo atuando fora de casa, o Flamengo empurrou o Grêmio para dentro de seu campo de defesa e teve as melhores oportunidades. Encurralado, o time gaúcho não conseguia sair de trás e rapidamente devolvia a bola aos cariocas.

Na entrevista coletiva que concedeu na véspera do duelo, o técnico gremista Renato Gaúcho fez questão de enaltecer o bom momento dos rubro-negros, que lideram o Campeonato Brasileiro. Mas Renato destacou que o Flamengo não está acostumado a enfrentar times como o Grêmio, que agridem e procuram dominar o jogo com a bola no pé.

O que o treinador tricolor não ressaltou foi que seu time também está pouco acostumado a receber em sua casa equipes como a de Jorge Jesus, que buscam o protagonismo pela posse de bola. Só que não é a primeira vez que o Grêmio se complica diante de adversários com esse perfil.

No primeiro turno do Brasileiro deste ano, o Santos de Jorge Sampaoli visitou a Arena e saiu com a vitória por 2 a 1. Mesmo placar do triunfo do River Plate sobre os gaúchos na semifinal da Libertadores do ano passado, resultado que eliminou o Grêmio.

No segundo tempo, o time gaúcho reagiu e conseguiu impor seu estilo, ficando mais com a bola e circulando a área do Flamengo, que baixou suas linhas e cedeu à pressão gremista. O goleiro Diego Alves, inclusive, evitou que a equipe gaúcha abrisse o placar com duas grandes defesas seguidas, uma em chute de Éverton da entrada da área, a outra em chute de longe de Matheus Henrique.

Contudo, justamente quando os donos da casa pareciam ter controlado aquela iniciativa rubro-negra da etapa inicial, o Flamengo abriu o placar. Dessa vez, sem anulação. Arrascaeta cruzou da direita e colocou a bola na cabeça de Bruno Henrique, que cabeceou cara a cara com Paulo Victor e marcou.

O Flamengo parecia mais uma vez à vontade na casa gremista e passou a recuperar a bola com facilidade. A entrada de Maicon, porém, devolveu ao Grêmio o meio de campo. Foi dos pés do meia, campeão e peça importante na conquista da Libertadores de 2017, que saiu o passe para Everton, já dentro da área, cruzar para Pepê, que deixou tudo igual e manteve o time gaúcho vivo no confronto.

O time carioca busca chegar à sua primeira final de Libertadores desde 1981, quando conquistou seu único título do torneio. Já o Grêmio tenta disputar sua segunda decisão continental em três anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.