Podcast conta história do chute que iniciou guerra na Iugoslávia; ouça

Episódio de estreia da série Bola de Chumbo aborda rivalidade entre croatas e sérvios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha estreia nesta sexta-feira (25) o podcast Bola de Chumbo, série quinzenal sobre os momentos em que o futebol foi usado politicamente por governos totalitários e tornou-se estopim de conflitos entre nações, além de uma forma de resistência.

O primeiro episódio, "O chute que iniciou uma guerra", aborda o clássico entre Dínamo Zagreb e Estrela Vermelha, válido pelo Campeonato Iugoslavo de 1990.

Na época, territórios que formavam o país, como a Croácia, terra do Dínamo, sonhavam com sua independência do governo central de Belgrado, na Sérvia, do Estrela Vermelha.

As disputas diplomáticas envolvendo torcedores sérvios e croatas nas arquibancadas do estádio Maksimir foi parar nos gramados e acabou com uma voadora do capitão do Dínamo em um policial.

A apresentação e o roteiro dos episódios estão a cargo dos repórteres Alberto Nogueira e Bruno Rodrigues. A edição do Bola de Chumbo é de Thomé Granemann.

O podcast pode ser ouvido nos principais agregadores de podcast.

O podcast Bola de Chumbo, série quinzenal em cinco episódios, mostrará quando futebol e política se encontraram
O podcast Bola de Chumbo, série quinzenal em cinco episódios, mostrará quando futebol e política se encontraram - Arte Folha
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.