Quenianos celebram nas ruas feito de Kipchoge em maratona

Atleta completa prova em menos de 2 horas pela primeira vez na história

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Milhares de pessoas se reuniram neste sábado (12) no Quênia para comemorar a marca histórica em maratonas de Eliud Kipchoge, 34. Ele se tornou o primeiro atleta a completar a prova em menos de duas horas. Ele correu os 42,195 km em 1h59min40s.

Na capital do Quênia, Nairóbi, fãs do corredor se aglomeraram para assistir a prova em telões e bares, e foram registrados congestionamentos. Todas as redes de televisão quenianas, públicas e privadas, transmitiram a corrida ao vivo.

 

O mesmo clima de festa foi registrado em Eldoret, no oeste do país, onde o maratonista vive com sua esposa e três filhos.

O presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta, enviou "parabéns calorosos" ao campeão. "Você conseguiu, escreveu a história, deixando o Quênia orgulhoso", disse.

"Hoje fomos à Lua e voltamos à Terra! Estou sem palavras por todo o apoio que recebi de todo o mundo", afirmou Kipchoge.

Atual campeão olímpico da maratona, o queniano quebrou em 2018, em Berlim, o recorde mundial da prova, com a marca de 2h01min39s. Em abril deste ano, alcançou a melhor marca da prova em Londres: 2h02min37seg.

O tempo histórico de Kipchoge na prova deste sábado, no entanto, não foi homologado pela Federação Internacional de Atletismo. Isso porque ele correu em condições diferenciadas. Não era uma prova com mais competidores e havia uma estrutura de apoio que incluiu uma equipe de 41 pacemakers, corredores que acompanharam o atleta para determinar seu ritmo e protegê-lo do vento, ajudando a controlar sua velocidade.

"Desde o primeiro quilômetro, eu estava realmente confortável", disse Kipchoge. "Estava treinando para a prova há quatro meses e meio e colocando meu coração e minha mente para correr em menos de duas horas em uma maratona e fazer história."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.