Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Bolsonaro tem plano para driblar vaias e tumulto na Vila Belmiro

Presidente afirmou que irá ao clássico entre Santos e São Paulo, no sábado (16)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Santos

Com presença confirmada no clássico entre Santos e São Paulo, no sábado (16), na Vila Belmiro, o presidente Jair Bolsonaro não deverá assistir aos 90 minutos do clássico paulista, válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Isso porque a equipe de segurança do político estuda a possibilidade de entrar com ele no estádio com a partida já em andamento. Colocado em um camarote reservado à presidência do clube, ao lado do mandatário alvinegro José Carlos Peres, Bolsonaro também deverá sair antes do apito final, para tentar evitar tumultos no estádio.

A estratégia é diferente da adotada em sua aparição na partida entre Palmeiras e Botafogo, há pouco mais de um mês, pela 25ª rodada da competição, no estádio do Pacaembu, quando chegou ao local com uma hora de antecedência.

Bolsonaro esteve na celebração do título brasileiro do Palmeiras no ano passado, no Allianz
Bolsonaro esteve na celebração do título brasileiro do Palmeiras no ano passado, no Allianz - Robson Ventura/Folhapress

O plano é que Bolsonaro pouse de helicóptero no campo da Portuguesa Santista, que fica a menos de 1km de distância da Vila Belmiro. No estádio santista, existe a possibilidade de que entre de carro no ginásio, evitando uma ação de risco ao caminhar pelas ruas, e ser encaminhado até o camarote.

Antes mesmo da confirmação por parte do presidente, uma parcela da torcida do Santos se mobilizou contrária à vinda de Bolsonaro. O assunto chegou a ser o mais comentado no Brasil no Twitter na última quarta-feira (13) com os dizeres “#BolsonaroNaVilaNão”.

A ideia da visita iniciou com o contato entre um de seus assessores e a auxiliares do presidente do Conselho Deliberativo do clube, Marcelo Teixeira, gestor do Santos entre 2000 e 2009. Ele diz que agiu como um interlocutor, apenas repassando o desejo à administração santista, responsável pelas conversas.

A rejeição à passagem do político pelo estádio também se estendeu oficialmente a uma das principais torcidas organizadas do clube, a Torcida Jovem.

“Repudiamos o palanque político que essa visita significa e reforçamos que os posicionamentos ideológicos de Bolsonaro são incompatíveis com a pluralidade social, racial, étnica e cultural da torcida santista e de toda história de luta da Torcida Jovem contra a ditadura militar, enaltecida por esse político”, disse a torcida em nota.

“Não fazemos amistosos contra os que tentam acabar com a nossa liberdade”, afirmou em outro trecho.

Bolsonaro confirmou a informação de que estaria no jogo em evento do Brics, em Brasília. O presidente virá ao Guarujá, também no litoral paulista, para as comemorações do feriado de Proclamação da República.

Assim como em abril, o presidente ficará hospedado no Hotel de Trânsito da sede da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, conhecido por ter recebido por seis vezes o ex-presidente Lula e a esposa Marisa Letícia.

A hospedaria conta com diversas outras suítes, campo de futebol, piscina, banheira de hidromassagem e vista ao mar do quarto. Há, dentro do complexo, moradias de oficiais do Exército e uma espécie de clube.

Procurado, o presidente José Carlos Peres não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre a visita de Bolsonaro. A diretoria também não antecipou quais serão as ações do clube durante o período em que o político estiver no estádio.

Sampaoli também não se manifestou sobre o assunto. Questionada, a sua assessoria disse que o técnico não informou se falará ou não sobre o tema durante sua próxima entrevista coletiva, programada para ocorrer logo após o clássico.

O técnico só falou uma única vez sobre o presidente nos 11 meses em que está no Brasil. Na ocasião, disse que Bolsonaro “tem uma opinião diferente” da sua sobre política. Recentemente, ele falou sobre a eleição de Alberto Fernández e Cristina Kirchner à presidência da Argentina e saiu em defesa dos manifestantes no Chile.

Jair Bolsonaro deixa Brasília por volta das 6h desta sexta-feira (15) rumo a Guarulhos. A previsão é de que ele retorne às 10h de domingo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.