Com Flamengo e River, game Fifa terá Libertadores em 2020

Além dos atuais finalistas, Corinthians, Palmeiras e São Paulo estarão no jogo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Principal torneio de clubes da América do Sul, a Copa Libertadores será incluída no game Fifa 20 a partir de março do ano que vem, com a presença de, pelo menos, cinco times brasileiros: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vasco.

Em comunicado divulgado nesta quarta (20), a EA Sports, produtora do jogo, informou que a inclusão do campeonato de mata-mata, juntamente com a Copa Sul-Americana e a Recopa, será feita por meio de uma atualização gratuita para os usuários que já possuem a atual versão do game.

Além dos times brasileiros citados, Boca Juniors e River Plate também estarão licenciados. O River, aliás, disputará com o Flamengo, no sábado (23), a final da Libertadores 2019, em Lima, no Peru.

As cinco equipes do Brasil que estarão no jogo da EA possuem acordos de patrocínio com a Konami, produtora do game PES, o principal concorrente do Fifa. Para ter a licença desses times, o estúdio americano utilizou uma cláusula prevista no manual de competições da Conmebol.

O documento, disponível no site na confederação, afirma que os clubes participantes das competições organizadas pela entidade são obrigados a ceder o "uso coletivo da imagem de jogadores, treinadores, marcas, escudos, uniformes, insígnias e mascotes para uso irrestrito em videogames nos quais os torneios sejam apresentados".

Mesmo clubes que possuem uma cláusula de exclusividade com a empresa japonesa, como o Corinthians, por exemplo, são obrigados a cumprir este item do manual da Conmebol —nesta temporada, o time alvinegro disputou a Copa Sul-Americana.

Desde 2010, a Libertadores era licenciada pela Konami. Este ano, o estúdio japonês não havia anunciado a renovação de contrato com a Conmebol no lançamento da versão 2020 do PES, em outubro.

"Esta parceria com a EA, uma das maiores empresas de jogos do mundo, é um grande passo para a divulgação mundial do futebol sul-americano", afirmou o diretor comercial da Conmebol, Juan Emilio Roa.

Além das licenças das competições sul-americanas, o estúdio responsável pelo Fifa também possui os direitos da Champions League e da Liga Europa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.